5 itens importantes em uma estratégia de Marketing Digital para hoteis

Provavelmente você já leu muito sobre o assunto e está cansado de saber da importância e dos benefícios que o marketing digital pode gerar para o seu hotel. Tudo parece muito fácil na teoria, no entanto, quando chega a hora de colocar o aprendizado na prática, diversas dúvidas começam a surgir.

Se esse é o seu caso, não deixe de ler o nosso artigo e conhecer 5 itens importantes que você não deve deixar de fora quando fizer o marketing hoteleiro na internet!

1 – Planeje antes de sair fazendo

Nada que é feito sem um planejamento cuidadoso e detalhado costuma dar certo. Se você quer começar a fazer marketing digital para o seu hotel, o primeiro passo é pesquisar, estudar e planejar.

Estabeleça objetivos realistas e claros a curto, médio e longo prazo para o seu hotel. Analise como as ferramentas do marketing digital podem colaborar para que cada um deles seja cumprido e defina indicadores de sucesso para acompanhar o desempenho das estratégias. Caso contrário, será difícil saber se os objetivos estão sendo alcançados ou não.

2 – Delegue tarefas e prazos

Outro ponto importante dessa primeira fase é determinar prazos e responsáveis. Olhe para a estrutura de funcionários que você tem atualmente no seu hotel e veja se vale a pena investir em mais profissionais para executar as ações internamente ou contar com o apoio de uma agência especializada.

Os prazos são essenciais para que o planejamento saia do papel e aconteça da forma como foi planejado inicialmente. Sem um cronograma claro e funções muito bem definidas é bem possível que o seu plano de marketing digital nunca saia do papel.

3 – Dê atenção aos mínimos detalhes

Durante o planejamento você com certeza já definiu quais serão os canais e ferramentas utilizadas na estratégia de marketing digital do seu hotel: site, redes sociais, e-mail marketing, anúncios no Google, entre outros.

Quando as ações começarem a ser executadas, não deixe de prestar atenção a cada uma delas. Isso significa que, independentemente do nível de importância do canal dentro da estratégia, ele deve ser trabalhado da melhor forma possível.

Quer um exemplo prático? De nada vai adiantar estruturar uma campanha matadora de anúncios no Google se o seu site não possuir uma boa experiência do usuário ou não tiver as informações de que o hóspede precisa para fazer uma reserva. Atenção aos detalhes é essencial!

4 – Conheça muito bem o seu público

O marketing, seja ele digital ou tradicional, é sobre pessoas. Quando você divulga o seu hotel na internet, você está falando com pessoas reais e que tem necessidades e anseios diferentes dos seus. Por isso, é de extrema importância conhecer a fundo o seu público e saber exatamente com quem você está falando.

Use dados de pesquisas de mercado e a sua própria experiência com os hóspedes do seu hotel para montar um perfil detalhado sobre o seu público-alvo. Entenda quem são essas pessoas, o que elas estão procurando e quais são seus problemas e anseios. Mantenha esse perfil em mente durante todo o planejamento e execução das estratégias de marketing digital. Você vai ver que assim vai ficar muito mais fácil!

5 – Fique de olho nos resultados

No final das contas, o que realmente importa é o que as estratégias de marketing digital estão trazendo de resultados para o seu hotel. E você só vai ter essa informação se acompanhar e mensurar os indicadores de resultados constantemente.

Analise o que já foi alcançado e trace um paralelo entre as estratégias que estão dando certo e a que estão deixando a desejar. Tente entender porque isso está acontecendo e, se for o caso, foque os esforços naquelas que apresentam mais potencial. Dessa forma, você otimiza os investimentos e aumenta a margem de lucro do seu hotel.

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