WhatsApp: tire proveito dessa ferramenta para o seu hotel

Uma pesquisa realizada pelo MEF mostrou que o Brasil é o segundo país com maior número de usuários de WhatsApp.

Já somos 76% dos assinantes móveis que usam a ferramenta para manter contato com amigos, enviar piadas no grupo da família e, por que não, fazer compras, interagir com novas marcas favoritas e fazer reservas em hotéis.

Porque o WhatsApp atrai tanto os brasileiros

O WhatsApp está se consolidando rapidamente como o meio de comunicação favorito das novas e antigas gerações. Mas por que ele está chamando tanta atenção?

Com a difusão da internet e da tecnologia, estamos preferindo cada vez mais o contato virtual do que os mais pessoais, como o telefone e as conversas “cara a cara”.

O WhatsApp é fácil de ser usado, rápido para entregar mensagens e, o melhor de tudo, a interação com a pessoa do outro lado se restringe a mensagens de texto.

Todas essas vantagens acabaram abrindo novas oportunidades para as empresas também. A grande maioria dos clientes prefere comprar, enviar sugestões e interagir com marcas pelo WhatsApp do que fazer ligações e, até mesmo, mandar e-mails.

Como usar o WhatsApp a favor do seu hotel

Nesse cenário, muitos hotéis já começaram a oferecer atendimento e opção de reservas via WhatsApp e está mais do que na hora de você também encarar a ferramenta como uma excelente estratégia de vendas e relacionamento.

1 – Pense na logística

Parece um pouco óbvio dar essa dica, no entanto, muitos hotéis esquecem que, para oferecer um atendimento de qualidade via WhatsApp é preciso ter um aparelho celular e uma boa conexão de internet.

A grande vantagem dessa ferramenta é a agilidade e, se as mensagens demoram para chegar, os hóspedes podem ficar irritados e até questionar a credibilidade do canal.

Também é importante treinar e determinar um ou dois funcionários para se responsabilizar pelo atendimento via WhatsApp do hotel e responder aos hóspedes de maneira objetiva e educada.

Lembre-se que estamos falando de uma ferramenta em que o princípio é o envio de mensagens de texto curtas, por isso, quanto mais direto as respostas forem, mais fácil será a comunicação com os clientes.

2 – Divulgue o novo canal de atendimento

Outro ponto importante para aproveitar ao máximo as vantagens do WhatsApp para o seu hotel é divulgar esse novo canal de atendimento em todas as mídias. Afinal, de nada adianta adotar uma nova estratégia para atrair e fidelizar os hóspedes se eles não ficarem sabendo que ela existe.

Coloque o número do WhatsApp no site do seu hotel, bem como em todos os disparos de e-mail marketing e nas redes sociais.

O ideal é também divulgar os dias e horários de atendimento pela ferramenta, dessa forma, você evita com que os hóspedes fiquem ansiosos ou acreditem que não há ninguém disponível para o atendimento.

3 – Faça relacionamento e incentive mais reservas

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para manter o contato com os hóspedes e tirar dúvidas ou ouvir feedbacks.

No entanto, o canal não se restringe a apenas isso. O seu hotel pode, por exemplo, criar grupos com perfis similares de clientes para enviar novidades e promoções que sejam do seu interesse.

Ainda é possível fazer um trabalho mais direcionado, enviando mensagens personalizadas de aniversário e, até mesmo, descontos exclusivos para os hóspedes que frequentam o hotel com mais frequência.

Apenas não esqueça que a frequência de mensagens deve ser moderada. Não suma e nem abuse de quantidade de envios para que os hóspedes se sintam confortáveis em receber as mensagens e enxerguem esse novo canal como um benefício.

E o seu hotel, já utiliza o WhatsApp como ferramenta de atendimento?

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