O marketing não é uma estratégia eficaz apenas para grandes empresas ou para marcas que vendem produtos tangíveis. As clínicas também podem – e devem – aproveitar de todo o potencial do marketing para atrair pacientes e criar diferenciais em relação aos concorrentes e, assim, obter maior vantagem competitiva e destaque em suas especializações.
Ainda não está convencido? Então veja alguns motivos indiscutíveis pelos quais você não deve ignorar o marketing para clínicas!
1. Não dá mais para contar apenas com o boca a boca
Aquela antiga percepção de que um paciente vai escolher a sua clínica e não vai procurar outras opções porque ela foi indicada por um amigo ou familiar está cada vez mais frágil. As clínicas também são vistas como qualquer outro negócio, por isso, os pacientes buscam por excelência nos tratamentos e atendimento de alta qualidade.
Para obter um crescimento constante e se tornar referência em sua especialidade, é preciso investir em iniciativas de marketing que gerem valor para a sua clínica e a posicionem como referência. Afinal, quem não aparece da forma correta dificilmente conseguirá se destacar.
2. Você precisa fidelizar seus pacientes
Como anda a retenção de pacientes da sua clínica? Será que ela não poderia ser muito maior se você mantivesse um relacionamento mais próximo, oferecesse novos tratamentos e mantivesse os pacientes informados sobre as novidades e tecnologias implementadas?
Com ações de e-mail marketing você consegue manter um relacionamento muito mais próximo com os seus pacientes, mantendo-os informados sobre suas consultas e, até mesmo, disponibilizando artigos que os ajudem a sanar suas dúvidas.
Já as redes sociais são um excelente canal para divulgar artigos, novidades da clínica e interagir com os pacientes. Você ainda pode criar um blog com conteúdos relevantes, que abordem os benefícios, resultados e os processos de cada tratamento, fazendo com que os seus pacientes sintam mais segurança em se tratar na sua clínica e, até mesmo, conheçam as outras opções que podem intensificar os tratamentos que já foram realizados.
3. A sua clínica é um negócio
Sejamos honestos: a sua clínica é um negócio e, como todo negócio, precisa ter metas e crescer constantemente. Para que isso aconteça, é necessário criar diferenciais e investir de forma inteligente em iniciativas que realmente tragam resultados qualificados.
Nesse sentido, os softwares de CRM são excelentes para criar uma cultura voltada à excelência no atendimento aos pacientes. Com eles, é possível centralizar todas as informações das pessoas que entraram em contato com a sua clínica e optaram ou não por fazer um tratamento. Essa é uma estratégia fundamental para aumentar a retenção, atrair novos pacientes e ainda obter informações importantes que permitam com que você expanda a sua área de atuação e foque os esforços de divulgação para serem ainda mais efetivos.
4. O marketing te ajuda a otimizar custos
É isso mesmo, você não leu errado! O marketing não serve apenas para divulgar a sua clínica, como também, para criar e estabelecer um posicionamento de referência com o objetivo de que, a longo prazo, você não precise depender de investimentos altos em mídias convencionais, como revistas ou jornais do bairro.
Com o marketing de conteúdo, é possível criar artigos e materiais altamente relevantes que ajudem seus pacientes a sanar dúvidas e resolver problemas. Dessa forma, você conquista uma posição de referência, além de educar o seu público sobre a importância dos tratamentos oferecido e atrair novos pacientes naturalmente.
5. Pare de ignorar as falhas no atendimento
Você sabe quantos potenciais pacientes entraram em contato com a sua clínica e não marcaram uma consulta ou desistiram no meio do caminho? Esse é apenas um dos indicadores de extrema importância para entender como anda o crescimento do seu negócio. Afinal, a sua clínica pode estar perdendo pacientes por falta de confiança ou por causa do mau atendimento e você nem está sabendo!
Por isso mesmo, mensurar constantemente o feedback dos seus pacientes é fundamental para aprimorar os serviços, oferecer um atendimento mais ágil e de qualidade e, dessa forma, implementar melhorias.
Existem diversas ferramentas de marketing que podem te ajudar nessa tarefa. As redes sociais, por exemplo, são um excelente termômetro para monitorar a satisfação dos pacientes. Você pode usar canais como o Facebook para interagir e tirar as dúvidas dos pacientes de uma maneira muito mais rápida e próxima, o que também ajuda – e muito – para a fidelização.