Ainda mais importante que criar uma estratégia para o crescimento do negócio é fazer essas ideias saírem do papel. As ferramentas de Marketing Digital são essenciais para isso, pois permitem otimizar a produção de conteúdo, automatizar processos e analisar o comportamento dos leads ao longo da jornada de compra.
O fato é que as ferramentas de Marketing Digital ajudam o negócio em dois aspectos essenciais. Primeiramente, elas diminuem os custos, pois a automação reduz a necessidade de contratar mão de obra.
Por outro lado, as ferramentas ajudam a aumentar as vendas. Elas não só automatizam o contato com o lead, como também fornecem dados que vão ajudá-lo a aperfeiçoar sua estratégia, potencializando os resultados. Portanto, permitem que a empresa gaste menos e ganhe mais!
Ficou interessado em saber quais são as ferramentas de Marketing Digital essenciais para sua campanha? Então, confira nossas sugestões abaixo! Ao conhecê-las e usá-las de forma adequada, você verá seu negócio conquistar o mercado e aumentar seus lucros. Veja a seguir!
Table of Contents
1.Ferramentas de Marketing Digital para escolha de palavras-chave
A produção de conteúdo é um dos principais pilares de uma boa estratégia de Marketing Digital. Mas o que é um bom blogpost, e-book, ou mesmo vídeo? Afinal, o que chama a atenção do seu público-alvo e pode gerar tráfego para sua página?
Para saber essa resposta, você precisará entender quais são as perguntas do seu público-alvo. Então, é importante saber os termos que eles buscam na internet e, por meio do seu conteúdo, oferecer as informações que eles precisam para solucionar suas dores ou atender seus desejos.
As ferramentas de Marketing Digital que oferecem essas respostas são as que permitem monitorar e analisar palavras-chave. Assim, por meio desses recursos, você conseguirá saber quais são os termos que os usuários mais buscam e que estão relacionados ao seu ramo de negócios.
A ferramenta mais conhecida no mercado, e que realmente oferece uma excelente análise, é a SemRush. Porém, já existem outras surgindo e se destacando. Alguns exemplos são a Ubersuggest, Ahrefs e Moz Keyword Explorer.
2. Automação de Marketing
Entre as ferramentas de Marketing Digital mais importantes para sua estratégia, estão as de automação. Elas permitem a programação de disparos de e-mail, newsletters, envio de e-books quando o lead preenche formulários, e assim por diante.
No Brasil, uma das ferramentas de automação mais utilizadas é a RD Station Marketing. No entanto, também existem outras empresas que estão conquistando espaço nesse mercado, como a Active Campaign, Mautic, Pipz e Leadlovers.
As principais diferenças entre essas ferramentas estão nos recursos que elas disponibilizam em cada plano. Por isso, vale a pena pesquisar, fazer testes e escolher aquelas com funcionalidades essenciais para a sua estratégia.
3. Ferramentas para Análise de dados
Uma das principais vantagens do Marketing Digital é o fato de ele fornecer uma série de dados. Assim, você conseguirá entender o comportamento do usuário diante do seu conteúdo para otimizar suas campanhas.
Portanto, com as ferramentas corretas você poderá analisar o tráfego do seu site. Identificar o conteúdo que atrai buscas orgânicas, que faz o visitante passar mais tempo na sua página ou mesmo o texto ou arte que gera um número maior de conversões.
A principal Ferramenta de Marketing Digital para essa análise é o próprio Google Analytics, que é gratuito. Algumas plataformas de automação, como a RD Station Marketing, também disponibilizam dados relevantes aos seus usuários.
No entanto, é necessário avaliar os dados apresentados de forma muito criteriosa para obter insights interessantes que podem ser usados para melhorar seu conteúdo e estratégia.
4. Ferramentas de automação e monitoramento das redes sociais
Hoje em dia, as redes sociais são consideradas os principais canais de comunicação direta com um negócio. Geralmente, é nessas plataformas que os consumidores interagem com a marca, deixam comentários, curtem suas publicações ou até mesmo compartilham o conteúdo.
Para manter suas redes sociais atualizadas e publicar de forma consistente, vale a pena investir em plataformas de automação dessas mídias. Alguns exemplos são a Buffer, Gerenciagram, mLabs e Hootsuite. Além disso, a Social Mention ajuda a monitorar comentários e menções à marca.
5. Ferramentas de Marketing Digital para SEO
Seu conteúdo terá mais chances de chegar ao seu público-alvo se ele estiver otimizado para os mecanismos de busca, o famoso Search Engine Optimization (SEO).
No próprio WordPress, ao produzir um conteúdo, você pode verificar se ele atende aos principais requisitos e otimizá-lo. Existem alguns plugins para isso, e os principais são o Yoast SEO e o Rank Math.
No entanto, lembre-se que acima da densidade da palavra-chave ou das expressões de transição está a relevância do seu material para os usuários. Escrever para pessoas é mais importante que escrever para máquinas!
E então, já conhecia essas ferramentas de Marketing Digital? Quais delas você utiliza no dia a dia? Conte como é sua experiência com elas e quais os resultados obtidos nos comentários. Vamos aprender juntos a otimizar as campanhas e criar estratégias cada vez mais certeiras!