4 respostas para as dúvidas mais comuns sobre Inbound Marketing

É oficial: Inbound Marketing é um dos assuntos mais comentados do momento e que chegou para ficar. Desde as empresas em crescimento até as marcas já consolidadas estão investindo cada vez mais nas técnicas de Inbound e atração de clientes. No entanto, toda essa movimentação e burburinho sobre o tema faz com que tenhamos muitas dúvidas sobre as formas de fazer e a efetividade do Inbound Marketing. Pensando nisso, separamos as 4 dúvidas mais comuns sobre o tema e vamos responde-las agora mesmo!

Por que eu preciso fazer Inbound Marketing?

A resposta para essa dúvida é simples: porque ele funciona e traz resultados efetivos e a longo prazo para a sua empresa. Duvida? De acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, 92% das empresas que utilizam práticas de Inbound Marketing tem resultados positivos. Além disso, empresas que investem na nutrição de leads geram 50% mais vendas gastando até 33% menos verba (Fonte: Rock Content).

Contra fatos, não há argumentos. O Inbound Marketing é sim uma estratégia altamente eficiente para atrair e reter clientes e que já vem sendo utilizada por muitas empresas. Além disso, o consumidor está aceitando cada vez menos o antigo formato de marketing, em que apenas a empresa fala e ele não tem o direito de resposta. Ou seja, quem não começar a investir em Inbound e em conteúdo relevante, vai começar a perder mercado.

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Mas isso não é apenas mais um modismo?

É muito comum confundir tendências com modas passageiras no marketing, mas esse não é o caso. A metodologia do Inbound Marketing surgiu há mais de 10 anos, com base em dados reais e como resposta à evolução natural das estratégias antigas de marketing.

Desde então, vem sido desenvolvidas ferramentas e processos para sistematização do método, de forma que haja maior acesso e controle gerencial sobre todas as etapas do Inbound. E é por isso que ele está tão em alta!

Novamente, vale lembrar que o perfil do consumidor mudou muito e as exigências estão cada vez maiores. Os velhos modelos de vendas e de divulgação não apenas estão ficando obsoletos, como também começam a pesar no bolso das empresas que insistem em não mudar.

Resumindo: o Inbound não é um modismo, muito pelo contrário, é uma realidade que tende a se disseminar cada vez mais.

Tá, mas qual é a diferença entre o Inbound e o marketing tradicional?

Essa é uma pergunta muito comum. No marketing tradicional, também conhecido como Outbound Marketing, as empresas “empurram” os produtos e serviços e interrompem o consumidor com a mensagem. Bem chato, não?

No Inbound Marketing, essa interrupção constante não existe e a mensagem não é forçada “goela abaixo” do consumidor, muito pelo contrário. O foco do Inbound está justamente no consumidor e em como a sua empresa pode fazer para ajudá-lo a sanar suas dúvidas e educa-lo sobre as opções de soluções. Dessa forma, o cliente é atraído naturalmente e na hora certa para a sua empresa, eliminando a necessidade de realizar atividades intrusivas de vendas e divulgação.

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O Inbound Marketing vai me gerar resultados?

Vamos ao que interessa: os resultados. Se até aqui você ainda está em dúvida sobre a eficácia do Inbound Marketing, a solução é simples: mensure! O Inbound Marketing utiliza as ferramentas digitais como plataforma para gerar conteúdo e disseminar as informações. Isso possibilita com que a sua empresa consiga mensurar e avaliar todas as iniciativas que foram feitas, ao contrário do que acontece no marketing tradicional.

O Inbound gera resultados efetivos e a longo prazo, uma vez que a sua empresa começará a atrair leads qualificados de forma natural. No entanto, se você ainda precisa de mais evidências sobre a eficácia do Inbound, faça a prova dos oito e monitore e mensure todos os resultados que você obtiver com a prática dele.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing e os resultados que ele pode trazer para a sua empresa? Então leia esse post e confira 20 estatísticas sobre a metodologia!

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