Como usar o conteúdo a favor da sua estratégia de Inbound Marketing

Planejar e executar uma estratégia efetiva de Inbound Marketing é sinônimo de criar formas de atrair o público para o seu negócio. E a melhor forma de fazer com que isso aconteça é investindo em conteúdos altamente relevantes para seus leads e clientes.

Se você está pensando em implementar o Inbound Marketing na sua empresa ou essa já é uma atividade prioritária dentro do marketing, continue lendo o nosso artigo e descubra como o conteúdo pode ser o melhor aliado da sua empresa!

Primeiro passo: entendendo o marketing de conteúdo

Vamos começar explicando melhor o que é o marketing conteúdo e porque ele é um elemento tão importante para o Inbound Marketing.

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O marketing de conteúdo consiste em criar estratégias que visem educar, informar ou entreter um cliente em potencial. O seu grande objetivo é desenvolver uma relação com o público-alvo e estabelecer uma posição de referência em uma área, atraindo leads altamente qualificados e potencializando as chances de gerar conversões para a sua empresa.

E é justamente nesse ponto que está o grande benefício do marketing de conteúdo: sem ele, não é possível criar relacionamentos com potenciais clientes e, consequentemente, o poder de conversão do Inbound Marketing deixa de ser o mesmo.

Passo a passo de uma boa estratégia de marketing de conteúdo

Agora que está bem claro o que é e como o conteúdo é uma peça fundamental da sua estratégia de Inbound Marketing, chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer um plano eficaz de criação e distribuição desse conteúdo. Vamos lá!

1 – Conheça a sua audiência

O grande objetivo do marketing de conteúdo é gerar conteúdos exclusivos e altamente relevantes que ajudem as pessoas a se informarem e resolverem problemas. No entanto, nada disso acontecerá se você não souber exatamente quem são essas pessoas.

Colete dados internos e de mercado que permitam com que você trace um perfil detalhado do seu público-alvo ou persona. Estude quem são essas pessoas, quais seus hábitos e anseios e quais os problemas que elas precisam resolver. Esse perfil será valioso para determinar a estratégia e definir os materiais e temas com maior potencial de impacto.

2 – Defina o plano de conteúdo

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Agora chegou o momento de definir os materiais, temas, frequência e o tom dos conteúdos que a sua empresa começará a produzir.

Primeiro, crie um calendário editorial e liste todos os tópicos que a sua empresa deve abordar para gerar materiais de qualidade e altamente relevantes. Pense os temas de acordo com a jornada de compra do consumidor, oferecendo conteúdos específicos para cada etapa do funil de vendas. Dessa forma, você ajuda o seu lead a continuar pela jornada de compra e a se tornar um cliente.

Determine também quais os materiais mais adequados para cada conteúdo e para cada etapa do funil. Para leads que ainda estão no topo do funil, por exemplo, materiais com uma abordagem mais focada nos probelas tendem a surtir mais efeito. Já para leads que estão no fundo do funil, é necessário detalhar e explicar mais sobre seus produtos, serviços e diferenciais.

Nessa etapa também é essencial definir qual o tom que a sua empresa pretende usar: serão textos mais sérios, informais, engraçados ou técnicos?

3 – Distribua o conteúdo e avalie os resultados

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo está diretamente ligada aos canais pelos quais esse conteúdo será distribuído. Novamente, é importante usar as informações que você coletou sobre o público-alvo e estudar em qual momento da jornada de compra ele se encontra para selecionar os canais mais adequados.

Quer um exemplo? Blogs e redes sociais são excelentes canais para leads que estão no topo de funil, pois geram grande visibilidade para o seu site. Já páginas específicas no próprio site da sua empresa e vídeos são mais aconselhadas para os leads que estão no fundo do funil.

Os resultados vão aparecer assim que você começar a usar o conteúdo como parte da estratégia do Inbound Marketing! O relacionamento e a qualidade de leads que serão atraídos com esse tipo de trabalho potencializa as vendas e aumenta o nível de fidelização dos clientes atuais.

Quer mais dicas sobre o tema? Então acesse esse artigo e confira um passo a passo para implementar o Inbound Marketing na sua empresa!

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