As expectativas sempre são altas quando começamos um novo projeto. E a sensação não poderia ser diferente quando falamos de Inbound Marketing, já que esse é o grande assunto do momento e que está mudando totalmente a forma como as empresas interagem e vendem para seus clientes.
Se a sua empresa pensa em começar ou já começou um trabalho de Inbound Marketing, é importante ficar atento para não deixar passar detalhes importantes e que poderão afetar drasticamente os resultados.
Será que esse é o seu caso? Continue lendo o nosso texto e descubra!
1 – Começar sem saber para onde ir
Por que a sua empresa quer fazer ou está implementando as estratégias de Inbound Marketing? Qual o objetivo que vocês pretendem a atingir com isso?
Se você não soube responder essas perguntas ou ainda não possui metas e indicadores de sucesso muito claros para o Inbound Marketing, é melhor ir parando por aí! Começar a fazer um trabalho do tipo sem ter esses pontos definidos só pode resultar em fracasso e frustrações.
Pare por um momento e reflita um pouco sobre os objetivos e prazos e analise se a sua empresa realmente está praticando o Inbound Marketing da forma correta.
2 – Ver o Inbound Marketing como o grande salvador
O Inbound Marketing é uma estratégia com grande potencial e que, se realizada da forma adequada, vai trazer resultados extremamente benéficos para a sua empresa. No entanto, o Inbound não resolve problemas de qualidade de produtos e serviços, logística, relações com fornecedores, entre outros.
Para que seja realmente eficaz, o Inbound deve trabalhar em conjunto com as demais frentes de marketing e comunicação e a sua empresa precisa estar segura de que está oferecendo o seu melhor para o mercado.
3 – Fazer apenas quando sobrar um tempo
O Inbound Marketing precisa ser alimentado com conteúdo de qualidade frequentemente e passar por constantes análises de resultados e otimizações. Se a sua empresa está sobrecarregada e não consegue dar a atenção necessária para todas as etapas do processo, as chances de esse trabalho gerar algum resultado são mínimas. Talvez, seja melhor esperar um pouquinho e “organizar a casa” para começar com todas as armas e não parar mais.
4 – Querer resultados imediatos
O Inbound Marketing é sim uma estratégia efetiva que atrairá leads extremamente qualificados para a sua empresa, aumentará o poder de conversão e otimizará custos. No entanto, o Inbound não é nenhuma solução milagrosa e, como toda estratégia de resultado, necessita de planejamento, avaliações e revisões. Se a sua empresa precisa de resultados imediatos, talvez seja o momento de intensificar um pouco os investimentos em uma campanha de Google AdWords, por exemplo, para depois começar a desenvolver um plano de Inbound.
5 – Não priorizar as necessidades
Nós entendemos que, em um negócio, todos os produtos e serviços são importantes e merecem atenção. No entanto, querer trabalhar todos ao mesmo tempo no Inbound Marketing não é uma tarefa que vai ajudar a sua empresa a vender mais, muito pelo contrário.
Priorize dois ou três produtos ou serviços para começar o trabalho pensando em quais deles possuem maior potencial de atração e conversão ou quais teriam um impacto maior para ajudar a bater a meta de vendas. Conforme os resultados forem aparecendo e vocês conseguirem automatizar o processo, aí sim, comece a incluir outras frentes na estratégia.
Agora que você já sabe o que não fazer e esperar do Inbound Marketing, leia esse artigoe confira quais as estratégias que a sua empresa não pode deixar de fora para atrair mais clientes!