Já ouviu falar em redes sociais de nicho? Esses são canais altamente qualificados que possuem grande poder de retorno para as suas ações de marketing digital em termos de engajamento e relacionamento. Muitas vezes, fugir do lugar comum e apostar em ferramentas mais segmentadas pode ser exatamente o que faltava para o marketing digital do seu hotel.
Ficou interessado? Então continue lendo o nosso post e saiba mais sobre os benefícios e conheça algumas das principais redes sociais de nicho para hotéis!
As redes sociais de nicho
Os nichos são parcelas do mercado com interesses específicos, como empreendedorismo, mochilões ou, até mesmo, viagens temáticas. As redes sociais de nicho nada mais são do que comunidades que propiciam um espaço para essas pessoas possam se conhecer e trocar experiências e informações sobre o assunto que as interessa.
Por que devo investir nas redes sociais de nicho?
Nas redes sociais de nicho é possível fazer uma segmentação muito mais assertiva do que nas grandes redes sociais, como o Facebook ou Instagram. Isso porque o público que está presente nelas certamente está mais interessado em ler e receber informações sobre viagens e hotéis do que quem está no Twitter, por exemplo.
Outro grande benefício dessas comunidades é que os usuários costumam ser muito ativos e participativos nas discussões, além de estarem mais abertos a conhecerem novas pessoas e lugares. Por isso, se o seu hotel souber gerar conteúdo relevante e mantiver uma comunicação frequente e aberta, as chances dele se tornar uma referência no canal são enormes!
Engajar os usuários nesses canais é uma excelente forma de atrair mais leads qualificados para o seu hotel. Uma estratégia que une redes de grande alcance, como o Facebook e Youtube, atrelada à uma atuação em comunidades de nicho é a equação do sucesso para o marketing hoteleiro.
Conheça algumas redes sociais de nicho para hotéis
Vamos ao que interessa! A seguir, separamos algumas das redes sociais de nicho mais relevantes para o seu hotel.
1 – Trippics
Na Trippics os usuários trocam dicas de viagens, fotos e textos com seus amigos, como se contassem uma história. O objetivo da rede é que as pessoas compartilhem suas experiências e ajudem os demais membros a criarem rotas de viagens e a conhecerem hotéis, meios de transportes e as atrações mais imperdíveis de cada destino. Em seu lançamento, em 2014, a rede já havia conquistado mais de 55 mil usuários.
2 – Touristlink
A Touristlink tem como objetivo conectar viajantes a moradores locais para que eles possam trocar informações e, até mesmo, marcarem encontros presenciais. A comunidade aposta nessa troca para que as pessoas consigam organizar viagens inesquecíveis e com um orçamento menor.
3 – Whisgo
Quem nunca quis escrever um diário de bordo? A Whisgo é uma rede social que funciona como um diário virtual para os seus membros. Nela, é possível registrar relatos de viagens atuais e passadas, além de compartilhar roteiros e dicas de viagens.
4 – Dubbi
A Dubbi funciona como uma rede colaborativa de perguntas e respostas para viajantes de todo o mundo. Você cria o seu perfil e lista os locais que já conhece e aqueles que deseja visitar. Depois, é só fazer as suas perguntas e aguardar as dicas e conselhos de quem mora ou já viajou para o local.
Como participar das redes de nicho com o seu hotel
E como usar essas redes de nicho a favor do seu hotel? Existem várias formas! Você pode desde estabelecer uma presença oficial do seu hotel até criar um perfil fictício que dê dicas de turismo, transporte e hospedagem na cidade. Também é muito bacana orientar os usuários e responder à dúvidas ou, até mesmo, realizar promoções exclusivas para quem acompanha o seu hotel nesses canais.
Está pronto para inserir o seu hotel em uma dessas redes sociais de nicho? Então confira essas ideias imbatíveis para hotéis nas redes sociais e mãos à obra!