Como já falamos aqui no blog, o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para posicionar você e a sua clínica como autoridade na sua área de atuação e, dessa forma, conquistar novos pacientes e fidelizar os atuais. Afinal, quando você é reconhecido como referência, há muito mais procura e a sua clínica se destaca das demais.
Por onde começar a fazer o Marketing de Conteúdo então? Continue lendo o nosso post e descubra dicas matadoras para aplicar essa estratégia tão importante!
Antes de mais nada, crie personas
Você já ouviu falar em personas? Esse termo serve para designar qual o perfil de pacientes que você deseja impactar. Por isso, antes de colocar em ação qualquer tipo de estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua clínica, é fundamental que você saiba com quem pretende se comunicar.
Criar personas significa determinar qual o seu público-alvo com base em dados reais, afinal, de nada adianta se basear em um ideal de pacientes que não existe e esperar que as ações gerem retorno. Para tanto, você pode usar a sua própria experiência e levantar informações como faixa etária, sexo, profissão, necessidades e anseios dos seus pacientes.
Todos esses dados são a base para criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo que realmente gere valor e desperte o interesse dos pacientes, fazendo com que eles sejam atraídos para a sua clínica.
Entenda como ajudar a sua persona
Agora que você já sabe qual o perfil dos seus pacientes, chegou a hora de começar a planejar a estratégia da sua campanha de Marketing de Conteúdo. Nesse momento, é importante analisar quais seriam os assuntos e os tipos de materiais que ajudariam os seus pacientes a tirarem dúvidas e a conhecerem melhor os tratamentos.
Aqui, o foco deve ser criar conteúdo exclusivo e altamente relevante, e não ficar falando apenas dos diferenciais da sua clínica e promoções. Afinal, despertar o interesse da sua persona é equivalente a encontrar formas de ajudá-la a se informar e entender como você pode resolver os seus problemas.
Outro ponto importante é a linguagem que você vai utilizar. Se a sua persona for mais séria, por exemplo, evite criar conteúdos com muitas gírias. E lembre-se: você não está falando com outros médicos ou profissionais da área da saúde, por isso, termos técnicos devem passar bem longe!
Marketing de Conteúdo precisa de frequência
Uma campanha de Marketing de Conteúdo precisa de frequência. Estabelecer uma posição de autoridade na sua especialidade leva tempo e requer manutenção constante, por isso, de nada vai adiantar começar a fazer um trabalho bacana agora se você não conseguir manter o ritmo mais para frente. Além disso, também é fundamental prestar atenção na forma como os conteúdos são redigidos, uma vez que a relevância também tem relação direta com usar os termos certos nos materiais mais adequados.
Considere o momento em que sua persona está
Outro ponto muito importante para uma campanha de Marketing de Conteúdo de sucesso para clínicas é analisar em qual momento da jornada de compra o seu público está. Pense que um paciente passa por algumas etapas antes de decidir iniciar um tratamento, que vão desde o descobrimento da necessidade até a escolha pela melhor opção de clínica.
Dependendo do momento em que essa pessoa estiver, o conteúdo deve possuir uma abordagem diferente. No início da jornada, por exemplo, é importante abordar os problemas e como os tratamentos da sua clínica podem ajudá-lo. Já no final, destacar as suas especialidades farão toda a diferença para que o paciente entenda que o seu consultório é a melhor opção.
Não sabe por onde começar? Peça ajuda!
Identificar as personas da sua clínica, criar material altamente relevante e manter a frequência de tudo isso requer muito tempo e conhecimento. Por isso, se você estiver em dúvida ou não souber muito bem por onde começar, o melhor a fazer é procurar por uma agência especializada que te oriente e mostre quais os melhores caminhos para colocar as ideias na prática.
Quer ajuda para começar a fazer Marketing de Conteúdo para a sua clínica? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!