Não é novidade para ninguém: hoje, para as marcas conseguirem a atenção – disputada – dos seus consumidores é necessário investir nas mídias sociais. No entanto, o que muitas vezes um anunciante não compreende – e por isso não consegue alcançar um bom ROI – é que os anúncios digitais não podem ser feitos de maneira ‘indiscriminada’ ou sem uma boa segmentação, inclusive de conteúdo.
Quando um anúncio de um determinado produto ou serviço chega ao feed de notícias do seu público-alvo ele precisa trazer uma mensagem que agregue ‘valor’ aquele consumidor. Isto significa que a empresa anunciante precisa mostrar o que ela tem a oferecer de melhor para este público, e não simplesmente inundar sua timelime com um ‘Compre Aqui’ ou ‘Cadastre-se Ali’.
‘Intromissão’ e invasão de privacidade por parte das marcas são as maiores reclamações dos usuários nas mídias sociais. Por isso, em um universo onde as pessoas parecem querer ‘fugir’ dos anunciantes, principalmente nas plataformas digitais, é importante que as empresas tenham cuidado ao realizar sua publicidade.
Bombardear os consumidores com muitos anúncios ou com mensagens repetidas, sem personalização, pode acabar prejudicando sua campanha de marketing ao invés de ajudar a conquistar seu consumidor. Por exemplo, se um mesmo banner chegar ao consumidor mais de 30 vezes por mês, a probabilidade dos cliques nos anúncios e impressões cair é gigantesca, segundo um estudo feito pela Advertising Research Foundation.
Para entregar de forma eficiente uma mensagem ou anúncio aos consumidores, as marcas devem usar sua criatividade, investir em múltiplos canais de mídia e em diferentes tipos de anúncios para alcançar o seu público (ou os seus públicos), sem cansá-los. Analisar o comportamento online do seu público e alguns dados – como métricas, segmentação e conteúdo personalizado – irão ajudar a elaborar um bom anúncio para a plataforma que o seu cliente está usando.