Qual empresa nunca sonhou em ter uma marca tão forte quanto a Apple, capaz de conquistar verdadeiros defensores dos produtos?
Na grande maioria das vezes, desenvolver produtos e serviços de alta qualidade ou superiores aos da concorrência não é suficiente para se tornar líder do mercado. Afinal, não é incomum vermos por aí marcas que vendem muito mais justamente por possuírem um nome de confiança.
E é justamente nesse ponto que entra a importância da construção e gestão de marca para um negócio. Quer saber mais sobre o tema? Então, não deixe de ler o nosso post!
O que é construção de marca?
O Branding é uma especialidade bastante conhecida dos profissionais de marketing, que consiste em nada menos do que fazer a gestão de uma marca.
No entanto, apesar de a explicação da disciplina ser bastante objetiva, o Branding agrupa uma série de atividades que vão desde a criação de uma identidade visual para a marca até a maneira como uma empresa divulga seus produtos e se relaciona com clientes e funcionários.
Elementos fundamentais do Branding
As pessoas compram muito mais porque se identificam com a proposta de uma marca do que propriamente por aquilo que é vendido.
Isso acontece porque quando a sua empresa “fala a mesma língua” dos clientes uma conexão é criada e, a partir daí, o consumo se torna muito mais uma afirmação de ideias e princípios do que apenas uma transação comercial.
Nesse sentido, muito mais do que desenvolver um logo bonito para a sua empresa, é preciso definir os valores e a personalidade que devem ser transmitidos. Para isso, conhecer a fundo o público-alvo é o primeiro – e mais importante – passo a ser tomado.
Ações de marketing para trabalhar a sua marca
Construir e manter o valor de uma marca, como falamos mais acima, é um trabalho que demanda diferentes ações e especialidades.
Além de apostar em um Branding que tenha afinidade com o público e criar uma autenticidade para se destacar da concorrência, a sua empresa precisa investir em estratégias que reforcem esses valores a todo momento.
Ações de marketing digital, como redes sociais, e-mails marketing e marketing de conteúdo são apenas alguns dos exemplos de estratégias que podem se tornar importantes aliadas da sua empresa nessa trajetória.
Com as ferramentas digitais é possível manter um relacionamento mais próximo e em tempo real com os clientes, permitindo com que a sua empresa extraia informações valiosas para detectar oportunidades e ser mais eficaz na comunicação.
Além disso, uma boa estratégia de marketing de conteúdo tem o poder de posicionar a sua marca como referência no segmento, colaborando para a consolidação da mesma e, consequentemente, incrementando as vendas.
Ficou interessado e quer saber mais do potencial do marketing digital para a construção da sua marca? Não perca tempo e entre em contato com os nossos especialistas para montarmos um planejamento sob medida para a sua empresa!