Se você tem uma clínica ou consultório médico, provavelmente já se fez essa pergunta em algum momento. A concorrência está cada vez mais acirrada e o famoso boca a boca provavelmente não é mais suficiente para atrair a quantidade de pacientes que a sua clínica precisa para crescer.
É por isso mesmo que ficar sentado na sua sala esperando a campainha tocar não é uma opção válida nem de longe! Mas como fazer para atrair mais pacientes para a clínica então? Continue lendo o nosso artigo e descubra!
Conheça o seu público
Antes de mais nada, é essencial que você saiba qual o perfil exato de pacientes que deseja atender. Conhecer a fundo o seu público fará com que você consiga definir estratégia e ações muito mais certeiras do que se você começar atirando para todos os lados. E convenhamos, ninguém gosta de perder tempo e dinheiro.
Para isso, use dados reais e a sua experiência na área para criar personas, ou seja, definir os perfis dos seus pacientes. Junte informações como idade, profissão e quais os problemas e necessidades que essas pessoas possuem. Dessa forma, ficará muito mais fácil de direcionar os esforços para aquilo que realmente trará resultados.
Amplie a sua divulgação com qualidade
É muito comum vermos empresas que desejam impactar o maior número de pessoas possível acreditando que, dessa forma, conseguirão atrair mais clientes. Mas saiba que essa é uma visão bastante errada e que pode acabar prejudicando a imagem da sua clínica.
Claro que é importante divulgar os tratamentos para um número significativo de pessoas, no entanto, esse tipo de campanha só trará resultados se a sua clínica impactar as pessoas certas. Nesse sentido, ferramentas como Google AdWords e Facebook Ads são excelentes aliadas para que a sua clínica seja notada entre aqueles que realmente interessam, uma vez que as campanhas podem ser criadas com segmentações certeiras e com grande potencial de alavancar resultados.
Conteúdo para gerar autoridade
Como se sabe, na área médica a relevância é tudo. A forma como o seu trabalho e a sua clínica são reconhecidos pelos pacientes determina se eles terão a segurança de fazer um tratamento com você e, consequentemente, indicá-lo para amigos e conhecidos.
No entanto, tentar construir essa autoridade apenas no boca a boca pode demorar anos e, até lá, é inviável manter a sua clínica aberta com poucos pacientes. Nesse sentido, o marketing de conteúdo é um excelente aliado para construir uma posição de autoridade e qualidade.
Com ele, é possível criar artigos e materiais que sejam do interesse dos seus pacientes e os ajudem a entender mais sobre a importância e os resultados dos tratamentos. Dessa forma, além de educá-los sobre o que a sua clínica oferece, você consegue criar uma posição de relevância e se tornar uma referência no assunto, fazendo com que os pacientes sejam atraídos naturalmente para a sua clínica.
Invista no relacionamento
De nada adianta atrair um monte de pacientes para a sua clínica se vocês não conseguirem mantê-los, certo? Por isso, a fidelização é um componente fundamental quando falamos de atrair mais pacientes. Investir em um relacionamento próximo e de qualidade com os seus atuais e possíveis pacientes é uma das melhores estratégias em que a sua clínica pode apostar.
Quer uma dica? Aproveite do poder das redes sociais para acompanhar qual a percepção que os pacientes tem da sua clínica e para interagir e estreitar o relacionamento com eles. Você vai ver que isso faz toda a diferença!
Quer saber um pouco mais sobre o potencial do marketing digital para atrair mais pacientes para a sua clínica? Então leia o nosso post sobre redes sociais e saiba como utilizar essa ferramenta para gerar mais resultados!