Atualmente as postagens orgânicas do Facebook atingem, em média, cerca de 2% dos fãs de uma página. Isso acontece por conta do famoso EdgeRank, um algoritmo do Facebook que determina qual conteúdo deve aparecer na timelime dos usuários, de acordo com uma série de fatores que impactam diretamente no conteúdo divulgado por uma fanpage.
É importante compreender que o algoritmo não surgiu para ‘derrubar’ algumas empresas na rede social, mas sim para manter a qualidade de conteúdo e postagens que vem sendo divulgado pelas inúmeras fanpages de diversos segmentos na rede.
Conheça mais alguns fatores que podem impactar na sua fanpage pelo EdgeRank:
– O EdgeRank privilegia informações recentes, ou seja, quanto mais tempo um post está no ar, menos chances dele aparecer na timeline dos usuários.
– O algoritmo também avalia o alcance da postagem, mensurando se ela está indo ‘bem’ ou não. Isso determina o quanto o post ficará ativo para usuários que ficarem online depois de algum tempo da postagem. Ou seja, se sua postagem for bem avaliada, o Facebook a promoverá por mais tempo.
– Quanto mais tempo os seus fãs passarem lendo seus conteúdos mostrará que o seu material é de qualidade, e isso fará com que os usuários vejam suas postagens com mais frequência. As interações com os posts (curtidas, comentários e compartilhamentos) também contam muito e são bem qualificadas pela rede social.
– O Facebook também avalia a diversidade dos seus posts. Por exemplo, postagens com vídeos ou imagens impactantes ajudam a deixar o conteúdo mais ‘interessante’, além disso, fontes diferentes como textos, links ou transmissões ao vivo também são muito importantes para ajudar no desempenho do post.