O papel das clínicas e consultórios médicos mudou muito nos últimos tempos, já que aquela posição de apenas receber e atender os pacientes não existe mais. Há uma infinidade de opções de clínicas e tratamentos e as pessoas buscam, cada vez mais, excelência no atendimento, serviços de qualidade e o uso de tecnologias de última geração.
Nesse cenário, o marketing é uma importante ferramenta para atrair e reter pacientes. Se você está interessado no assunto, continue lendo o nosso artigo e descubra como começar a fazer um planejamento de marketing para a sua clínica!
1 – Planejamento não é só conversa fiada
Toda boa estratégia de marketing, independentemente da área para a qual ela será desenvolvida, precisa começar com um plano bem definido. Se você não sabe onde quer chegar e quais caminhos precisa tomar para que isso aconteça, as suas ações de marketing dificilmente serão efetivas.
2 – Construir uma identidade visual também é parte do marketing
Não são apenas as empresas que vendem produtos e serviços que precisam construir e fazer a manutenção de uma identidade visual de sucesso, essa também é uma atividade que faz parte do marketing! A marca criada para a sua clínica precisa refletir o posicionamento, além de contribuir para a percepção de confiança e facilitar o reconhecimento do seu consultório.
3 – Um bom site conta sim!
Cada vez mais, as pessoas recorrem a ferramentas online de busca, como o Google, para procurar por clínicas e consultórios. Se você não estiver presente com um site atrativo e fácil de navegar, pode apostar que vai perder a chance de conquistar novos pacientes. Por isso, construir um site próprio para a sua clínica ou para você enquanto profissional da saúde é fundamental para uma estratégia eficaz de marketing.
4 – Há limites que precisam ser respeitados
Com certeza você já sabe que existe um código de ética que regulamenta a atuação médica na publicidade e no marketing. É muito importante conhecer esse documento na íntegra para evitar realizar ações de marketing para a sua clínica que não são autorizadas e, com isso, comprometer a sua atuação na área.
5 – A sua clínica precisa ser notada
Sabe aquela máxima de que, para ser visto, é preciso ser notado? Cada vez mais, as clínicas precisam inovar e agregar valor para que se destaquem em meio à concorrência e façam com que os pacientes continuem os tratamentos. No entanto, de nada vai adiantar criar diferenciais se ninguém ficar sabendo. Por isso, investir em divulgação é fundamental para que a sua clínica seja notada e atraia mais pacientes.
6 – A tecnologia é uma grande aliada
O seu consultório ou clínica é um negócio e, como todo negócio, é preciso estar atento ao que acontece no mercado e quais as iniciativas dos concorrentes. Isso significa que olhar apenas para dentro “de casa” não fará você chegar muito longe. Por isso, preste atenção em novas tecnologias e estratégias que permitam atender melhor aos pacientes, além de facilitar e integrar os processos. Para quem deseja crescer, contar com ferramentas que possibilitem a automatização é fundamental!
7 – É preciso dinamismo e velocidade
O marketing, principalmente com a chegada e grande penetração dos canais digitais, muda muito e com um ritmo bastante acelerado. Estar atento às novidades, atualizações das ferramentas e melhores práticas é ponto chave para obter sucesso na sua estratégia de marketing, afinal, quem não se atualiza fica para trás e perde a oportunidade de conquistar novos pacientes.
8 – Analisar é parte fundamental do marketing
Não é só porque você fez um planejamento de marketing incrível para a sua clínica e todas as ações já foram implementadas que o trabalho acabou por aí, muito pelo contrário, ele está apenas começando! Acompanhar os resultados e analisar quais ações trazem mais resultados é fundamental para que você consiga direcionar esforços e investir naquilo que realmente vale a pena.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o marketing médico, acesse esse artigo e veja como usar as redes sociais para conquistar novos pacientes!