O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação e divulgação de marcas bastante conhecida. Talvez tenha sido uma das primeiras estratégias de marketing a surgir após a difusão da internet.
Afinal, no princípio o e-mail era basicamente o único canal de troca de mensagens online. E mesmo que esse passado possa parecer muito distante, se pararmos pra pensar, nem faz tanto tempo assim.
Nos últimos 20 anos, a inovação tecnológica constante nos trouxe novas formas de emitir e receber informação, mudou conceitos e criou técnicas.
E mesmo diante das mudanças desse cenário, o e-mail ainda possui um papel e uma função importante no mundo do marketing.
Inbound Marketing é sobre soluções
Digamos que seu armário esteja cheio, com casacos e camisas amontoados uns sobre os outros. Você para e pensa numa forma de organizar isso, e logo vem à mente: “Preciso de mais cabides!”.
Na primeira oportunidade, você sai para comprá-los. Porém, ao entrar na loja de utilidades, você não está buscando meros cabides. O que o levou até lá foi a solução para o amontoado de roupas no seu armário.
É disso que trata o conceito de Inbound Marketing: apresentar soluções e despertar o interesse do consumidor a partir delas.
Dessa forma, ao invés de apenas oferecer um produto ou serviço e tentar convencer o público de que aquilo é bom e necessário, o Inbound gera atração para a marca.
E-mail marketing e Inbound: um casamento feliz
Assim como o Inbound Marketing é uma estratégia que atrai as pessoas pelo interesse, o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta para nutrir os leads e manter os prospects informados a respeito da sua marca.
Por isso, ao se aliar com o conceito de Inbound – que tem foco no marketing de conteúdo – o e-mail marketing torna-se um meio eficaz de entregar conteúdos mais aprofundados e direcionados para o seu público.
Além disso, a junção entre ferramenta e estratégia fará com que o consumidor sinta-se atraído pela qualidade e relevância do material recebido. Naturalmente, ele passará a se comprometer e se engajar com a marca.
Explorando conteúdos com o e-mail marketing
O que há de mais interessante no e-mail marketing como ferramenta de divulgação é a sua flexibilidade. Através dele, é possível entregar conteúdos em diversos formatos, com diferentes objetivos, como por exemplo:
- criar uma newsletter com envios periódicos através de e-mail;
- promoções exclusivas para o destinatário do e-mail;
- cupons de descontos para quem apresentar o print do e-mail na hora da compra;
- divulgar a publicação de novos conteúdos no blog;
- promover acesso a outras plataformas, como canal de vídeo, webinars e redes sociais;
- enviar mensagens de aniversário ou datas comemorativas, demonstrando atenção ao cliente.
Observe que essas estratégias estão diretamente ligadas ao marketing de conteúdo. E quando você entrega conteúdo relevante, você cria no público um interesse baseado numa necessidade criada de forma orgânica, natural.
Imediatamente, seu produto ou serviço serão lembrados como a melhor opção para esse consumidor que foi nutrido de informações.
Agora que você já sabe como utilizar o e-mail marketing através do Inbound, entre em contato com a equipe Gerente Web e veja como podemos auxiliar na implantação dessa estratégia.