Quando o plano de Inbound Marketing é traçado e executado de forma correta, a tendência é que a sua empresa atraia cada vez mais leads, tanto em volume quanto em qualidade e potencial de conversão.
Esse é um excelente benefício do Inbound, no entanto, imagine precisar contratar cada vez mais pessoas para compor a sua equipe de vendas e conseguir atender e transformar esses leads em clientes. Seria algo inviável, não?
É exatamente por esse motivo que uma das grandes chaves do Inbound Marketing é automatizar a sua gestão e, dessa forma, conseguir escalonar os resultados sem perder a qualidade.
Por que preciso automatizar o Inbound Marketing?
Essa provavelmente é a pergunta que você deve estar se fazendo agora. Além do fato de ser inviável contratar uma equipe de vendas para acompanhar o volume de leads gerados pelas estratégias, existem outras situações que você precisa levar em conta ao trabalhar a atração de clientes.
Todas as ferramentas e ações que você determinou no plano de Inbound precisam ser gerenciadas, analisadas e otimizadas frequentemente. Isso envolve manter o blog da sua empresa sempre atualizado, as redes sociais funcionando, fazer a nutrição de leads com qualidade, entre outros. É muito trabalho, certo?
A automatização do Inbound Marketing vai cuidar exatamente de tudo isso, sem que você precise contratar e desenvolver uma equipe enorme de especialistas que consigam dar conta do recado!
Como automatizar o Inbound Marketing?
Existem diversas ferramentas que podem te ajudar com essa tarefa. E esse é um ponto bom e ruim ao mesmo tempo. É Bom porque não faltam opções que te ajudem a otimizar e melhorar a qualidade do trabalho; e ruim porque, em meio à tantas opções, escolher a mais adequada pode ser uma tarefa difícil e demorada.
A seguir, vamos listar algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:
1 – Reveja o plano e as estratégias
De nada vai adiantar automatizar o Inbound Marketing da sua empresa se ele não estiver sendo feito da maneira correta. Afinal, escalonar problemas não fará com que eles sumam e o resultado final pode acabar sendo exatamente o contrário do que você esperava.
2 – Automatizar é diferente de padronizar
Esse é um erro muito comum que a maioria das empresas acaba cometendo ao automatizar o marketing de forma geral. Contratar uma ferramenta de disparo de e-mails, por exemplo, para otimizar processos é muito diferente de enviar as mesmas peças e mensagens para toda a sua base. Você ainda precisa trabalhar a segmentação e encontrar formas de manter os seus leads interessados e os clientes engajados com a sua empresa mesmo trabalhando com uma ferramenta.
3 – Mensure os resultados e aplique os aprendizados
Automatizar as suas estratégias de Inbound Marketing trará dados de grande importância, não apenas para o marketing, como para o negócio da sua empresa como um todo. Para tanto, é necessário conseguir determinar exatamente quais os indicadores de sucesso e quais dados que merecem mais atenção.
Coletar um monte de informação sem significado ou não conseguir fazer a avaliação correta dos dados que a sua empresa obteve com o Inbound significa jogar fora todo o trabalho e investimento feitos. Por isso, é importante contar com um apoio de uma agência especializada no assunto e que conseguirá orientar a sua empresa durante todo o processo de automação.
Ainda está com alguma dúvida sobre automação ou sobre Inbound Marketing em geral? Deixe nos comentários para a gente que iremos ajuda-lo!