Se você se interessa por marketing, já ouviu os termos outbound marketing e inbound. Mas será que você realmente sabe quais são as diferenças entre os dois?
Eles marcam uma certa mudança cultural em todo o conceito de marketing e de sua evolução ao longo dos anos.
O inbound marketing se tornou muito vantajoso e o queridinho dos profissionais de marketing nos últimos anos. Uma combinação inteligente e planificada de atividades de inbound e outbound marketing produz bons resultados.
Mas, atenção! Para desenvolver uma estratégia eficaz, compreenda a diferença entre inbound e outbound marketing.
O que é inbound marketing?
O inbound marketing é uma estratégia usada para atrair clientes em potencial por meio da criação de conteúdo relevante que inspira as pessoas a se identificar e a buscar mais informações sobre um produto e/ou marca, até chegar à etapa final de fazer uma compra. O inbound marketing está alinhado com o marketing de conteúdo, Search Engine Optimization (SEO) e as redes sociais, porque cada uma dessas ferramentas se concentra em atrair novos leads.
O surgimento do inbound marketing marca uma mudança de poder – agora, o poder de decisão reside no comprador e não no vendedor. O cliente não depende mais de uma equipe de vendas para informá-lo sobre um produto. A internet traz todas as informações necessárias.
Entre os benefícios do inbound marketing podemos citar o fato de ser significativamente menos caro que o outbound. Outro bônus do inbound marketing é sua agilidade. É possível lançar uma campanha de inbound e se ela não for bem-sucedida, refazê-la rapidamente, pois é significativamente mais fácil alterar as coisas quando tudo é digital. Além disso, todas as ações de inbound marketing podem ser mensuradas.
O que é outbound marketing?
O outbound marketing é o que costumava ser conhecido apenas como “marketing”. Essa técnica se impõe a uma audiência, de forma voluntária ou não. Como outbound, temos por exemplo: anúncios de TV e rádio, telemarketing, anúncios em banner e display, outdoors, anúncios de jornais e revistas etc. A principal diferença talvez seja que o outbound marketing não tenha um público detalhado. O inbound foca as estratégias em personas específicas com o objetivo de entregar conteúdos relevantes e diferentes para cada persona.
Conclusão
Não se esqueça que a melhor estratégia de marketing para o seu negócio é aquela que funciona! Para isso, sempre tente coisas novas, analise seus dados com frequência e fique por dentro de todas as tendências. A combinação entre inbound e outbound marketing certamente mudará com o tempo à medida que novas tecnologias são incorporadas e novos recursos surgem. Dito isso, a estratégia mais importante sempre será: experimentar, medir e repetir o que dá certo. Em todo caso, numa era dominada pela tecnologia e comunicação em rede, não é possível pensar em um negócio alheio aos hábitos digitais dos consumidores e ignorar o enorme potencial de impulsionar seu negócio por meio do inbound marketing.