Para ampliar as estratégias de marketing digital, inúmeras empresas se renderam ao Marketing de Conteúdo e ao Inbound Marketing. No entanto, ainda há muita confusão entre os dois conceitos; mas, será que, na prática, estas diferenças afetam a execução da estratégia?
O Marketing de Conteúdo busca trabalhar o posicionamento da marca para que ela seja percebida pelos clientes de uma maneira positiva. Através do conteúdo e informações divulgados pela marca, é possível melhorar o relacionamento com sua audiência, seja através de um pós-venda mais eficiente, ou na divulgação de um novo produto. Neste caso, o conteúdo é utilizado como ferramenta para melhorar o relacionamento com o público-alvo.
Já a estratégia de Inbound Marketing é fazer uso do conteúdo para nutrir um lead (contato qualificado) e fazê-lo ‘progredir’ na jornada de compra. Através de informações e dados relevantes para cada etapa do processo de compra, é possível ‘convencer’ o lead e fazer com que ele passe a ter certeza sobre a compra do produto ou serviço no momento da tomada de decisão, gerando uma conversão positiva.
O Marketing de Conteúdo é uma das ferramentas, dentre outras, utilizadas pelo Inbound Marketing para conquistar o público de forma natural e não intrusiva. É através do conteúdo relevante e aplicado de forma estratégica que serão gerados interações destinadas a novos negócios, ou a compra de produtos e serviços.
Na prática, a diferença entre esses dois ‘conceitos’ não fará diferença, mas, sim, a maneira como você decide se relacionar com seu cliente através do conteúdo fornecido. Quanto mais informação for dada ao cliente, mais eles irão querer consumir sobre o seu produto ou serviço.