As mídias sociais, aliadas a eficientes estratégias de marketing de conteúdo, são hoje um dos mais poderosos canais para a criação e manutenção de relacionamento e engajamento das marcas com seus públicos. Através de campanhas assertivas é possível conhecer a fundo o comportamento e opinião do seu consumidor e o que ele pensa sobre o seu produto ou serviço. Até aqui não deve ser nenhuma novidade para você, certo?
Mas, você também deve saber que não basta apenas produzir um bom conteúdo para seu público ou produzir boas campanhas e promoções ou fazer anúncios patrocinados. Além disso, também é muito importante saber analisar (frequentemente) os dados, números e resultados apontados pelos relatórios nas redes sociais. São as famosas métricas.
Com a análise das métricas é possível medir o alcance das suas publicações, os posts que mais tiveram interação e compartilhamento entre os usuários, o aumento de visualizações na página e nos posts e, a partir disso, analisar se as suas ações e estratégias de conteúdo nas redes sociais trouxeram resultados positivos e, claro, conversão. Mensurar o resultado de campanhas também pode identificar o que não está dando certo e, se for o caso, mudar o rumo da sua campanha dependendo dos resultados apresentados.