Em uma campanha de marketing digital, existem vários tipos de indicadores e métricas que podem ser analisados que às vezes fica difícil definir em qual deles sua empresa deve focar. O primeiro passo é decidir qual é o principal objetivo da sua empresa a curto e médico prazoe, a partir disso, saberá qual (ou quais) métrica de marketing de conteúdo deve ser mensurada nas redes sociais para checar os seus resultados nas campanhas.
Por exemplo:
– Para analisar o alcance e visibilidade de suas publicações e da sua marca você pode usar a métrica de ‘alcance’, ‘curtidas, compartilhamentos e engajamento’;
– Se você deseja saber quantas e quais páginas do seu site os visitantes estão acessando e quanto tempo em média foi gasto em cada uma delas pode usar a métrica de ‘consumo’;
– Se o objetivo é mensurar o crescimento da sua página e o alcance das suas publicações nas redes sociais, a métrica ‘alcance pago’ é a mais indicada para este caso;
– Se você quer medir se o seu conteúdo ajudou a converter um lead e se este chegou a concluir uma compra, as métricas de ‘leads e vendas’ são as mais indicadas;
– É possível medir, inclusive, a taxa de rejeição do seu conteúdo. Essa métrica permite verificar quantas pessoas ocultaram seu post, te marcaram como spam ou deixaram de seguir sua página.
Cada tipo de métrica pode indicar se a sua estratégia está sendo eficiente ou não, e podem ajudar a planejar os próximos passos. Portanto, fique atento ao que os números dizem.