Mudança importante no Google AdWords

Desde 2010 o Google vem testando a possibilidade de remover os anúncios de AdWords na lateral direita da página para buscas ‘desktop’. Desde o dia 22 de fevereiro encerraram-se os testes e a mudança foi definitivamente implantada, junto com a inclusão de um quarto resultado de anúncio no centro da página.

Um novo bloco com até 3 resultados (patrocinados) foi inserido no rodapé, ao final dos resultados orgânicos.

Entenda a mudança na imagem abaixo:

Como Era…

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Até 3 resultados na coluna principal (esquerda) e até 8 na coluna da direita.

…Como Ficou

Não existe mais exibição de anúncios do lado direito, e a coluna principal ganhou seu 4º espaço para links patrocinados.

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Essa novidade tem repercussão direta para quem investe em links patrocinados.  Com a diminuição dos espaços disponíveis para exibição de anúncio, a tendência é que anunciantes sejam obrigados a aumentar seu CPC médio e acompanhar de perto a CTR de suas campanhas, para continuar competindo por cliques e ficar de olho nos relatórios de sua campanha.

Resultados orgânicos:

Essa atualização também tem impacto sobre o resultado orgânico das buscas. Com o acréscimo de mais um anúncio de link patrocinado no topo da página, em grande parte das buscas em desktop os resultados orgânicos serão exibidos abaixo da ‘dobra da página’, o que leva-se a crer que esses links terão uma redução no seu número de cliques. Vale lembrar que o impacto dessa mudança ainda requer um tempo de avaliação.

E os anúncios que ocupavam posições mais baixas?

Se você já tem um pouco de experiência com AdWords, talvez essa tenha sido a primeira pergunta que lhe veio a mente!

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O primeiro impacto causado, e que esses anúncios serão direcionados para as posições do rodapé da página, onde a visualização é consideravelmente menor. Mas como dito acima, o rodapé se limita a apenas 3 anunciantes…

Isso faz com que, em teoria, os anunciantes com menor valor de clique e que ocupavam posições inferiores, terão de aumentar significantemente seu CPC para poder competir pelas posições do topo. Mas calma, antes de considerar um aumento no investimento em links patrocinados, é importante levar em conta que os 4 anúncios exibidos inevitavelmente receberão uma quantidade maior de cliques e, com isso, sua verba diária esgotará mais rápido, abrindo então espaço para quem vem na sequência na disputa pelos lances.

Novamente é importante lembrar que, como toda mudança, é necessário um acompanhamento de perto nas campanhas, que provavelmente terão algum tipo de variação de performance, seja em volume de cliques ou no custo de geração de leads.

Lateral direita

A utilização da lateral direita nos resultados das buscas não será descartada. A partir de agora, ela continuará a utilizada apenas para resultados do Google Shopping, no caso de pesquisa por produtos.

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