Atualmente cerca de 419 milhões de pessoas utilizam bloqueadores de anúncios nos smartphones, segundo relatório da Adblocking Goes Mobile. A falta de segurança e de privacidade são os principais motivos que fazem com que os usuários utilizem estes recursos de bloqueio.
Muitas vezes a falta de bom senso dos anunciantes faz com que as marcas invadam a privacidade dos seus consumidores com anúncios indesejados dos seus produtos ou serviços, fazendo com que o usuário passe a utilizar os bloqueadores de anúncios como forma de ‘proteção’ a avalanche de anúncios que recebem diariamente na internet. Hoje os consumidores são muito mais exigentes e possuem o poder de escolha para decidir se desejam receber determinado tipo de publicidade.
Cada usuário é único, com desejos e preferências diferentes um dos outros, por essa razão querem passar por experiências únicas com as marcas. Nesse caso, analisar o comportamento e hábitos do consumidor torna-se fundamental para entender qual tipo de anúncio ele gostaria de receber e qual tipo de conteúdo personalizado ele gostaria de ler ou ser impactado.
Sendo assim, evitar que o consumidor se sinta ‘lesado’ com determinado tipo de anúncio e publicidade é um desafio que deve ser encarado por todas as empresas daqui por diante. Por isso, a fim de mudar a maneira como se comunicam e apresentam seus produtos/serviços aos usuários no mobile, é preciso que as marcas percebam que os consumidores não desejam mais ser ‘impactados’ de maneira intrusiva e sem personalização.