No fim do ano passado o Google ampliou suas medidas contra publicidade enganosa e ‘golpes’ realizados em anúncios e sites nas campanhas de Adwords. Em 2016, cerca de 1,7 bilhão de anúncios que infringiam ‘regras’ foram bloqueados em serviços como AdWords e DoubleClick.
Dentre os anúncios que foram bloqueados estão os que não estavam de acordo com as políticas de saúde, medicamentos, jogos de azar e produtos ilegais ou que não possuem autorização para sua divulgação. Além destes casos, segundo o Google, mais de 20 mil anúncios de auto-clique foram banidos por redirecionar os usuários para páginas com conteúdos indesejados.
Quando o Google encontra anúncios que ‘violam’ as suas políticas, eles podem suspender tanto a publicidade como também o anunciante e suas campanhas. No entanto, nem sempre esta prática beneficia os anunciantes, pois, muitas vezes, as restrições feitas acabam também prejudicando um anunciante ‘correto’.
Por exemplo, há muitas restrições em relação a anúncios que exploram temas como medicina ou tratamentos estéticos, mas nem sempre o conteúdo é indevido, apenas aborda um tema que esbarra nas políticas e critérios automatizados de validação do Google.