Entendendo o SEO e sua importância
O SEO (Search Engine Optimization), também chamado, em português, de Otimização para Motor de Busca ou Otimização de Sites, é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites e blogs mais amigáveis para os sites de busca (como, por exemplo, Google, Bing, etc.), organizando palavras-chave selecionadas no conteúdo da página, de forma que esta fique melhor posicionada nos resultados orgânicos.
Mas por que devo investir em SEO? A resposta é simples: se você tem um site ou blog, você quer que ele apareça no Google ou algum outro buscador, correto? Afinal, quanto mais pessoas acessarem o seu site, mais a sua marca fica conhecida e maior é a probabilidade de você vender mais.
Como faço para ficar bem ranqueado no Google?
Diversos fatores influenciam no posicionamento em que seu site/blog pode aparecer. Vamos destacar alguns, de forma resumida:
– Número de sites ou blogs com links (naturais, não comprados) que apontam para a sua página;
– Qualidade e relevância do seu conteúdo (principalmente a exclusividade);
– Utilização de títulos e subtítulos (H1 e H2) com palavras-chave relevantes;
– Utilização de palavras-chave relevantes, inclusive palavras compostas para focar a cauda longa também;
– Divulgação em redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin. Google Plus, etc.
– Utilização de sitemaps (mapas do seu site) faz com que o buscadores “entendam” melhor como o seu site está organizado.
O que é cauda longa?
O termo long tail vem da “Estatística” e foi cunhado no marketing digital por Chris Anderson em 2004. Basicamente, ele refere-se a produtos/serviços com menor procura, porém, há um grande número desses produtos/serviços que são buscados/pesquisados, e logicamente há interesse das pessoas em adquirir esse produtos/serviços.
Um exemplo de uso bem simples: supondo que você é proprietário de uma floricultura, não foque apenas na palavra “flor”, pois ela é muito genérica. Ao invés disso, utilize palavras compostas como:
– flores de inverno
– flores para jardim interior
– flores decorativas para paredes
– etc.
Para saber mais sobre SEO e obter referências de leituras, acesse o link na wikipedia
Após as atualizações dos mecanismos de busca, saiba como fazer SEO em 2015.