Estudo realizado pela Kantar IBOPE Media no último mês analisou o volume de compra de espaço publicitário nos principais meios de comunicação do Brasil, dentre eles destacam-se a televisão (aberta e paga) e a internet. Os números da pesquisa mostram, claramente, como os investimentos realizados nas plataformas digitais cresceram significativamente: a compra de publicidade em display girou em torno de 8,7 bilhões no último ano, sendo que as homepages receberam 28% do volume comprado, enquanto plataformas de comunicação, como os e-mails, ficaram com 25%. Links patrocinados e formatos ‘Search’ (como sites de buscas Bing, Yahoo! e Google) tiveram investimento de R$ 1,6 bilhão em 2015.
Dentre os setores que mais destinaram suas verbas para display, o comércio e varejo e serviços ao consumidor se destacam, com participação de 20% cada nos investimentos neste formato. Sites comparadores de preço, como hotéis e passagens aéreas, classificados online de móveis, carros e produtos e diversos, representou 14% do total investido em ‘Search’ e links patrocinados em 2015.
Tudo indica que, apesar da crise brasileira, o mercado publicitário e os investimentos em display continuarão em crescimento em 2016. Afinal, devido as mudanças nos hábitos de consumo e comportamento do consumidor, principalmente na internet, as estratégias e a distribuição de verbas dos anunciantes devem ser direcionadas cada vez mais para o ambiente digital.