Não há dúvida quanto à importância do planejamento de mídias sociais para estabelecer uma rotina de publicações que torne essa estratégia de marketing digital mais eficiente.
Conforme um relatório divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil em 2017 e atualizado em 2019, 70% das empresas possuem perfil ou conta próprios em alguma rede social. Desses, 59% estão no Facebook e 22% no Instagram.
Isso demonstra a grande participação dos negócios no meio digital e o quão fundamental é o planejamento.
Contudo, mesmo dentro desse planejamento é necessário dar espaço para assuntos e conteúdos que “fujam do script”. Afinal, sempre haverá uma novidade, um acontecimento ou tendência que não foram previstos e inseridos na planilha. E nem por isso se deve ignorar esses fatos.
Ao contrário, o chamado marketing de oportunidade, tende a contribuir muito para aumentar o engajamento do público e fortalecer a marca.
Veja nesse post como aproveitar as melhores oportunidades e oferecer um conteúdo que atraia o público, sem deixar de lado as informações mais importantes sobre seu negócio!
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Como incluir um conteúdo dinâmico no planejamento de mídias sociais?
O conteúdo publicado nas mídias sociais costuma ser bastante dinâmico. As atualizações têm um ciclo de vida muito curto, à medida que se espalham de maneira rápida, principalmente em mídias como Facebook, Twitter e Instagram.
Isso sem contar os fatos e novidades de última hora, que precisam ser pensados de forma rápida, para que não se perca o timing.
Portanto, um planejamento de mídias sociais eficiente precisa de espaço para atualizações em tempo real, além da flexibilidade no agendamento. Ou seja, só porque é planejado não significa que deva ser engessado.
Entretanto, criar um calendário de publicações é uma tarefa necessária e possui diversos benefícios. Vejamos alguns:
Ritmo consistente da publicação
Ao traçar um planejamento de mídias sociais, a frequência e consistência das postagens permite que seu público saiba quando haverá novos conteúdos e, assim, é possível aumentar o engajamento. Além disso, essa constância confere mais confiança para o público.
Sensibilidade aos acontecimentos
Quando o conteúdo de mídias sociais se adéqua a um cronograma que dá espaço para datas comemorativas, eventos, feriados e campanhas sociais (Setembro Amarelo, Outubro Rosa etc), isso também demonstra ao público o comprometimento e a sensibilidade por parte da empresa.
Além disso, todos os assuntos relacionados a eventos internos, bem como o lançamento de novos produtos ou novidade nos serviços devem constar no planejamento. Portanto, essa é mais uma demonstração da necessidade de uma programação bem definida.
Envolvimento no processo
O planejamento prévio, principalmente para mídias que demandam conteúdo em tempo real, cria a oportunidade de envolvimento de toda a equipe no processo, ao invés de deixar todo o trabalho nas mãos do gerente de mídias sociais. Essa cooperação gera mais engajamento interno, que significa um trabalho de maior qualidade e, consequentemente, com mais resultados.
Planejamento de mídias sociais: estratégias de oportunidade
Além da geração de tráfego, o planejamento de mídias sociais tem o poder de converter o lead em cliente quando aproveita as oportunidades certas. Todavia, tudo o que falamos acima não surtirá um aumento das vendas se o trabalho não for bem direcionado. E para isso o estudo das personas e o domínio do funil de vendas é essencial.
Desse modo, ao selecionar as redes sociais e definir os perfis de cada público, o planejamento se torna o meio mais eficaz de promover o negócio. Contudo, a diversificação dos formatos – blog posts, vídeos, infográficos, entre tantos outros – é parte importante do processo. Um conteúdo visual atraente e criativo deve ser a essência da campanha.
Outro fator que merece atenção é o de que as mídias sociais podem ser uma faca de dois gumes bastante afiada! Da mesma forma que elas têm o poder de elevar uma marca, o mesmo potencial pode servir para derrubar por completo a reputação de uma empresa se o conteúdo não for bem pensado.
Por isso, o planejamento de mídias sociais deve estar focado em construir bons relacionamentos. Assim, é possível guiar o público através do funil de vendas com a máxima eficiência.
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