Se você precisasse colocar um outdoor em sua cidade, o que escolheria: (a) um local onde uma pessoa passa a cada hora ou (b) um ponto onde 9 pessoas passam por hora? Se você escolheu a alternativa (b), está na hora de criar um site responsivo.
Talvez você goste muito do seu desktop ou do notebook. Também pode ser que acesse a internet trabalhando e, portanto, usando um equipamento na sua mesa.
Porém, esta não é a realidade da maioria das pessoas que navegam na internet. Já em 2021, 91% do tempo de navegação na web, no Brasil, ocorria por meio de dispositivos móveis. Atualmente, essa porcentagem tende a ser ainda maior.
Portanto, se a sua empresa tem um site que funciona mal em dispositivos móveis, você está perdendo inúmeras oportunidades de negócios.
Então, neste post, vamos falar de um aspecto prático do seu negócio: a criação de um site responsivo. Continue a leitura e saiba mais.
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O que é um site responsivo?
Um site responsivo é aquele que foi projetado e desenvolvido para se adaptar e exibir da melhor forma possível em uma variedade de dispositivos e tamanhos de tela.
Portanto, um site responsivo é aquele que se mostra, sem distorções e proporcionando uma boa experiência de usuário tanto em desktops e laptops quanto em tablets e smartphones.
A ideia por trás do design responsivo é garantir que os usuários tenham uma experiência de navegação fluida e intuitiva, independentemente do dispositivo que estão usando para acessar o site.
Quais são os erros que afetam a experiência no mobile?
Quando uma empresa cria um site, ela pode cometer vários erros que prejudicam a experiência do usuário em dispositivos móveis.
Os problemas mais comuns são:
Design não responsivo
Se um site não se adapta adequadamente a diferentes tamanhos de tela, os usuários podem ter dificuldade em navegar, ler conteúdo ou interagir com elementos.
O texto pode ficar pequeno demais, dificultando a leitura. Outras vezes, o bloco de texto ultrapassa a largura da tela, e a pessoa precisa ficar deslizando para o lado para ver o conteúdo.
Também existem imagens grandes demais, botões cobertos por outros elementos, entre muitos outros erros. Portanto, é preciso corrigir todos esses pontos.
Textos e imagens pequenos
É importante que o texto não seja pequeno demais, para que a pessoa não tenha dificuldade ao lê-lo. Além disso, o recurso de zoom precisa ser acessível.
Esse cuidado é fundamental para qualquer site, mas tem um impacto ainda maior no e-commerce. Não é incomum a pessoa abandonar o carrinho porque não conseguiu visualizar detalhes de um produto.
Botões e links pequenos ou próximos
Imagine que uma pessoa quer transitar pelo seu site. Ela viu ali um link ou botão e, ao clicar, havia outro botão ou link muito próximo, o que fez com que ela fosse direcionada ao conteúdo errado.
A pessoa volta, tenta várias vezes e, a cada tentativa, a mesma frustração ― não consegue chegar ao conteúdo esperado. Assim, o cliente desiste e parte para o concorrente.
Pop-ups intrusivos
Algumas empresas colocam pop-ups (aqueles banners que pulam na tela) tão grandes a ponto de cobrir o conteúdo. Outras vezes, eles são difíceis (ou impossíveis) de fechar.
Embora algumas pessoas sejam pacientes e desistam após várias tentativas, outras fogem do seu site logo na segunda vez que tentam acessar um conteúdo e não conseguem.
Existem empresas que chegam ao cúmulo de colocar pop-ups à frente do ícone do carrinho de compras. Assim, a pessoa vai colocando produtos na cesta e depois não visualiza o local para efetuar o pagamento e encerrar a operação.
Portanto, pense em todos esses pontos antes de criar um site, verificando que tipo de experiência sua empresa está proporcionando à maioria dos usuários.
Carregamento lento
Sabe quando você clica para entrar em um site e ele fica carregando, carregando, carregando e… você desiste?
Sim, o carregamento lento é um problema. Algumas vezes, o conteúdo simplesmente não aparece. Em outras situações, a pessoa consegue ver o texto, mas ocorre um erro na exibição da imagem.
Isso faz com que as pessoas desistam de acessar o site mesmo antes de ver o conteúdo. E esse não é o único impacto negativo de um site com carregamento lento.
Como as pessoas não conseguem ver o conteúdo, elas voltam rápido para a página de resultados do Google (SERP).
O Google, então, entende que aquele resultado que sua própria ferramenta mostrou não foi relevante para a pessoa, e vai reduzindo a posição do seu site na SERP.
Ao criar o site, ele precisa de um código ou tema muito leve. Lembre-se de que, como a internet no Brasil também é um assunto delicado, quem deseja captar clientes precisa facilitar esse acesso.
Mídia que não é reproduzida automaticamente
Não é incomum uma empresa colocar algum tipo de mídia no site que não carrega. Pode ser uma imagem, um vídeo, uma animação… Assim, a informação fica incompleta.
Também é importante destacar que nem todos os formatos de imagem e vídeo são compatíveis com qualquer dispositivo móvel. Na dúvida, use o que todos conseguem acessar.
Formulário ou textos longos
Preencher um longo formulário é ruim em qualquer site. Isso se torna ainda pior quando falamos de dispositivos móveis, em que os espaços para preenchimento são menores.
Portanto, ao inserir um formulário no seu site, coloque realmente a quantidade de campos necessários para obter informações indispensáveis.
Nas etapas iniciais do funil, você ainda não precisa do CPF da pessoa, da renda dela, dos sonhos que ela possui para a vida… Para a assinatura de uma newsletter, por exemplo, peça o mínimo, como nome, e-mail e segmento em que a pessoa trabalha (se for relevante).
Já à medida que a pessoa avança pelo funil, você pode pedir outras informações importantes para aquela etapa. No entanto, recomendamos ferramentas com pré-preenchimento, como a RD Station.
Assim, a pessoa só completa informações que você ainda não coletou. As outras aparecem automaticamente no formulário.
A Gerenteweb é parceira da RD Station. Portanto, se você optar por esta ferramenta, tem o apoio do nosso time para implementar seus funis da forma mais assertiva e eficaz.
Navegação confusa
A lógica de um site em dispositivo móvel é bem diferente do que aparece em um desktop. No mobile, o site é todo vertical. Por isso, algo que ficou incrível no desktop pode ficar sem sentido no smartphone.
Então, a construção de site precisa se basear na lógica do mobile first, ou seja, primeiro pensar na experiência de quem usa dispositivos móveis.
Por quê? Porque as pessoas passam muito mais tempo navegando a partir de seus smartphones, onde você terá mais chance de vender para elas.
Obviamente, o ideal é que as pessoas tenham uma experiência incrível tanto no desktop quanto no mobile. No entanto, se você tiver que escolher entre uma dessas duas opções, dê prioridade à experiência em dispositivos móveis.
Quais são os principais cuidados na criação de um site responsivo?
Ao criar um site responsivo, é importante que você fique atento aos seguintes aspectos:
Site responsivo tem layout flexíveis
Um site responsivo utiliza grades e layouts fluidos. Portanto, ele não se baseia em pixels ou pontos fixos, e sim em proporções relativas.
Então, uma imagem de largura completa não terá, neste layout, 1920 pontos. Ela será configurada para aparecer em 100% da largura, se adaptando automaticamente às dimensões do smartphone, do tablet ou do computador.
Já um texto não precisa ter necessariamente uma fonte de tamanho 12, 24 ou 36. Basta definir que o título, por exemplo, terá metade da largura da página, se adaptando às diferentes configurações.
Site responsivo utiliza Media Queries
Media Queries é uma técnica avançada de CSS (Cascading Style Sheets) que os desenvolvedores utilizam para que a aplicação condicional de estilos seja possível.
Esta técnica permite que, de acordo com as características do dispositivo em que o usuário visualiza o conteúdo, ele seja adaptado a uma série de condições.
Neste caso, a forma como texto e imagens são exibidos não muda apenas quando a pessoa utiliza um desktop ou smartphone. Até mesmo ao mudar a orientação do aparelho (retrato x paisagem), esses elementos se reacomodam.
Site responsivo tem elementos adaptáveis
Com certeza, você já visitou sites que, quando acessados pelo desktop, apresentam o menu completo, com as várias opções, no alto da tela. Então, você vê ali: início (ou home), sobre nós, produtos, contato…
Porém, quando você acessa o mesmo site no smartphone, este menu não aparece, não é mesmo? Ele costuma ser exibido no formato de três linhas horizontais, no canto esquerdo ou direito da tela.
Esse é apenas um dos muitos exemplos de elementos adaptáveis. Assim como o menu, outros gráficos podem se alterar ou se reorganizar, dependendo do dispositivo utilizado.
Site responsivo tem desempenho otimizado
Este é um dos critérios mais importantes para a criação de um site responsivo. Tanto a qualidade quanto a resolução de imagens e outros elementos se ajustam com base na conexão e capacidade do dispositivo.
Esta otimização do desempenho permite que o tempo de carregamento seja o mais rápido possível, mesmo quando a pessoa não tem as melhores condições de navegação.
E a sua empresa, tem um site responsivo? Então, está na hora de criá-lo. Entre em contato com o nosso time e conte com especialistas que farão o seu negócio crescer utilizando as melhores ferramentas digitais.