Para aprimorar seu planejamento de mídia em 2017, confira um estudo feito pela Kantar IBOPE Media sobre o consumo dos usuários nas mídias sociais e quais serão as principais tendências de Social Media para este ano.
– Com o crescimento no uso dos aplicativos de mensagens, os Chatbots – apps que geram uma comunicação automatizada – terão grande destaque este ano;
– Arriscar em novos ambientes, como o da realidade aumentada, e aprofundar a experiência do consumidor, serão forte tendência no mercado. O Google, a Apple e o Facebook já estão investindo neste segmento;
– Assistentes virtuais com recursos de voz irão melhorar as ferramentas de pesquisa na web, com personalização de resultados por geolocalização, por exemplo;
– Para conquistar a confiança do consumidor e aprimorar sua identidade de marca, você precisará da ajuda do marketing de influenciadores, ou seja, aquela pessoa que oferece ótimas influências e críticas de você para o seu fã;
– O ‘Social TV’ – a união entre a televisão e algumas mídias – também crescerá muito este ano. Cada vez mais os consumidores querem compartilhar as suas experiências e opiniões com outras pessoas nas redes sociais. Um exemplo são as interações entre um programa de TV e os tweets ao vivo feitos pelos usuários;
– Social commerce também ampliará muito o seu espaço de venda pelas redes sociais. O Pinterest, por exemplo, afirma que 96% dos seus visitantes usam o site para planejar uma compra;
– Com o surgimento de novas mídias – Instagram Stories, Pinterest, Snapchat, Chatbots, etc – a oportunidade de conquistar novos fãs, em novos canais digitais, amplia-se muito.
No entanto é preciso que você saiba adaptar a sua marca a cada nova mídia, principalmente no quesito ‘conteúdo personalizado’ e ‘abordagem customizada’ (a diversificação de mídia e a personalização de conteúdo serão exigidos cada vez mais das marcas).
E você? Já está aplicando algumas dessas tendências no seu planejamento de Social Media?