É preciso tomar muito cuidado com o que se faz no marketing na área da saúde para que a divulgação não saia do controle e você não acabe arruinando a sua imagem. Definir as estratégias corretas e conhecer as limitações da publicidade para médicos é fundamental para que você atinja os objetivos e faça a sua clínica crescer.
Pensando nisso, listamos as principais normas do Conselho Médico para evitar com que você infrinja alguma regra e consiga conquistar uma posição de sucesso. Vamos lá!
Cuidado com fotos dos pacientes
É terminantemente proibido usar fotos de antes e depois dos tratamentos de pacientes para fazer divulgação da sua clínica, mesmo com o consentimento por escrito. Esse tipo de material só pode ser exibido em eventos ou trabalhos de cunho científico, por isso, nem pense em divulgar as fotos dos seus pacientes em folhetos, cartazes ou na internet!
Deixe o ego de lado
Você pode até ser o melhor no que faz, no entanto, o Conselho Médico veda o uso de expressões como “o mais eficiente”, “o único capacitado”, entre outras que passem esse mesmo sentido de que você é o único capaz de aplicar determinado tratamento.
De acordo com o Conselho, o médico deve evitar a sua autopromoção e o sensacionalismo, como forma de preservar o decoro da profissão.
Você não vende no varejo
Criar anúncios e campanhas que enfatizem o preço dos tratamentos, promoções e condições de parcelamento também está totalmente fora de questão. É proibido fazer divulgação dessa forma e você pode acabar entrando em uma grande encrenca caso o Conselho descubra.
Os resultados NÃO são garantidos
Dificilmente um paciente vai te procurar porque os resultados são melhores com você do que com outros profissionais. A confiança em seu trabalho e a forma como você é reconhecido em sua especialidade contam muito mais do que a “garantia” de resultados.
Além disso, essa é outra prática vedada pelo Conselho Médico. Divulgar o seu trabalho e a sua clínica com esse tipo de abordagem pode arruinar a sua imagem, além de não ser nada efetivo para atrair mais pacientes.
Seu propósito é esclarecer e informar
Quando for convidado a participar de programas no rádio e TV ou dar entrevistas, tenha em mente que a sua função é de informar e esclarecer a sociedade sobre o tema. Nessas situações, o médico não pode se autopromover e precisa ser identificado com o seu CRM e especialidade.
Para não correr o risco de errar feio e comprometer toda a reputação da sua clínica, o ideal é sempre contar com o apoio de quem entende do assunto. A Gerente Web possui a expertise e conhecimentos necessários para criar campanhas incríveis para a sua clínica e que não desrespeitem as regulamentações. Ficou interessado? Então entre em contato com a gente!