Quando uma crise econômica se instala, a primeira coisa que muitos devem pensar é em cortar custos ao máximo, comprando apenas itens de primeira necessidade. No entanto, esse comportamento tem mudado. Com a ajuda da internet, o consumidor tem buscado por maneiras diferentes e mais econômica de comprar um produto ou serviço.
Por isso, adaptar o seu produto ou serviço para o novo poder de compra do consumidor é uma boa saída para driblar a retração econômica e queda nas vendas. Para isso, sua marca precisa entender as mudanças do consumidor, como ele está se virando para contornar a atual situação, e ajustar ou criar novas estratégias, produtos e serviços baseados nesses insights.
Por exemplo: se uma pessoa deseja um produto X da marca Y, mas o valor está muito acima do que poderia comprar, o que ele faz para não perder o item? Primeiro ele pode comparar o preço e modelo do produto que ele quer em sites de comparação de preço para ver se encontra uma opção mais acessível (segundo dados do Google, os sites de comparação de preço cresceram 60% nas buscas).
Mas se mesmo assim o menor valor encontrado ainda está acima do que ele pode comprar, a segunda opção é encontrar o mesmo produto, só que usado (essa busca por produtos usados cresceu 50% entre 2014 e 2015). Se você é dono de um hotel, por exemplo, já parou para pensar que o seu hóspede pode estar buscando outras maneiras de se hospedar? Só em 2015 o número de hosts brasileiros no Airbnb aumentou 28%.
Isto significa que deixar de comprar um produto ou usar um serviço está em último plano na mente do consumidor. Mesmo com a economia difícil ele não parou de consumir e vem buscando por outras opções de compras.
Por isso, observar estas tendências e adaptar os seus serviços a esta realidade vai colocar a sua marca onde ela precisa estar: no caminho do seu consumidor e a frente do seu concorrente.