No ano passado os valores investidos em publicidade digital no mobile foram suficientes para impulsionar o crescimento da categoria, superando os investimentos feitos em desktop. Para este e os próximos anos, ao que tudo indica, os investimentos de anunciantes em marketing mobile serão cada vez maiores.
Smartphones e tablets já representam a maioria na preferência dos usuários para consumir conteúdos online e, até o fim do ano, os dispositivos móveis alcançarão praticamente todo o mercado de consumo online, estando presente em todos os segmentos, desde empresas a pessoas físicas.
Com a inerente evolução e crescimento do mobile, as marcas também precisam estar atentas às mudanças e inovar em suas ações de publicidade, principalmente em relação ao comportamento do usuário no mobile.
Agora, o desafio para as marcas é criar engajamento com seu público-alvo e conquistar a atenção do seu consumidor no ambiente mobile. Realizar campanhas direcionadas, construir boas experiências com vídeos, realidade aumentada ou virtual e, principalmente, criar anúncios não intrusivos, mas dinâmicos e criativos são um bom começo.
No caso dos vídeos, o formato vertical e em 360º estão mais propensos a conquistar os consumidores. Outras estratégias que podem ser aplicadas no marketing mobile são o uso das mensagens personalizadas, com adaptações feitas, por exemplo, com o horário ou local/região onde o consumidor mora.
Além disso, a combinação entre lojas físicas, e-commerces, sites e dispositivos móveis faz com que ‘pequenas’ ações das marcas sejam muito eficientes. Um exemplo é a expansão do Wi-Fi nas lojas físicas para que o seu consumidor possa pesquisar por um determinado produto dentro da sua loja.
O marketing mobile terá um papel cada vez mais relevante na vida do consumidor e em sua jornada de compra, onde a publicidade mobile será a maneira mais efetiva de atingir os objetivos e estratégias das campanhas.