Recentemente foi lançado o relatório Earned Brand 2016, que avaliou a qualidade do relacionamento entre marcas e seus consumidores em 13 países. Segundo os dados coletados, os brasileiros estão entre os públicos que mais se envolvem com as marcas no mundo, deixando o país atrás apenas da China e Índia.
O principal objetivo do estudo é avaliar o vínculo e o comprometimento da audiência com as empresas, classificando este relacionamento em ‘indiferente’, ‘interessado’, ‘envolvido’, ‘dedicado’ e ‘comprometido’; embora a média global seja baixa (38), o Brasil destaca-se com o índice 43, classificando os brasileiros como ‘envolvidos’ e ‘dedicados’ as suas marcas preferidas.
Os brasileiros investem muito do seu tempo nas redes sociais com o intuito de buscar entretenimento e informações sobre seus amigos e marcas que costumam acompanhar. Por isso, as mídias sociais são um precioso canal onde as pessoas estão buscando por informações e recomendações de amigos e familiares sobre uma determinada marca, produto ou serviço; exatamente por esse motivo o relacionamento B2C é tão importante, destaca o relatório.
Os valores transmitidos por uma marca também são fundamentais para cultivar um bom relacionamento e, muitas vezes, transformar o consumidor em um verdadeiro defensor do produto ou serviço. Segundo o estudo, 65% dos entrevistados diz que não comprariam um produto se a empresa não tiver algum compromisso social e apoiar causas ‘reais’.
Baseado nestes dados, já parou para pensar como está o relacionamento da sua empresa com os seus consumidores? Não se esqueça dele, o relacionamento faz parte da ‘vida’ do seu cliente, sem ele provavelmente não conseguirá conquistar sua fidelidade e comprometimento.