A publicidade digital evoluiu significativamente nos últimos anos e o Brasil é um dos países que se destacam na utilização dessas estratégias. Porém, ao mesmo tempo, a tecnologia tem causado verdadeiras disrupções, o que exige adaptações, correções de rota e questionamentos como: “ainda vale a pena anunciar no Google”?
Especialmente com a recente ascensão da inteligência artificial (IA), plataformas como o Google têm incorporado este recurso para melhorar a experiência do usuário. No entanto, isso impacta diretamente o comportamento de busca e a visibilidade do conteúdo e anúncios.
Diante deste cenário, questionamento sobre a efetividade do Google Ads ganha mais relevância. Será que ainda podemos considerar esse investimento valioso para as marcas, ou é melhor alocar recursos em outras fontes de leads e clientes?
Cenário de publicidade digital: o Google foi impactado pelas IAs?
De acordo com a Statista, em 2024, o Google ainda detinha uma parcela significativa do mercado de publicidade digital, com estimativas de investimentos globais em anúncios no Google Ads ultrapassando os US$ 150 bilhões globalmente.
Portanto, esses números números indicam que, mesmo com a presença de IA e sistemas como o Gemini, a plataforma permanece relevante para campanhas publicitárias eficazes. Mas a pergunta é: até quando? Em que etapas do funil essas campanhas são mais efetivas e que anúncios realizar para conquistar o consumidor?
Anunciar no google após a IA: prejuízo ou oportunidade?
Um dos principais questionamentos dos anunciantes diz respeito à forma como o Gemini está alterando o comportamento de Google. Esta IA, desenvolvida pela própria empresa, procura fornecer respostas diretas às consultas dos usuários.
Portanto, à medida que o Gemini oferece uma resposta direta à pergunta do usuário, ocorre uma redução na necessidade de clicar em links de sites externos. Isso alterou a dinâmica das SERPs (Search Engine Results Pages), especialmente para empresas que utilizavam seus conteúdos como um grande chamariz para consumidores no início da etapa de compra.
A diferença entre resultados orgânicos, respostas da IA e anúncios pagos
Enquanto a IA oferece respostas rápidas, os anúncios pagos no Google Ads garantem visibilidade destacada, especialmente para intenções de compra específicas.
Vale destacar que, pelo menos por enquanto, o Gemini mostra o link de onde vem aquela informação, ficando a critério do usuário visitar a página para saber mais ou não.
Resultados orgânicos continuam importantes para SEO, especialmente quando se fala em construção de autoridade. No entanto, os anúncios pagos permitem uma presença imediata nos primeiros lugares das SERPs, direcionando tráfego qualificado.
Por que os anúncios permanecem visíveis mesmo com as respostas da IA
Os anúncios do Google Ads são estrategicamente posicionados para capturar usuários que buscam informações mais detalhadas ou que estão prontos para realizar uma compra.
A IA pode responder a perguntas básicas, mas para decisões de compra complexas, os usuários ainda buscam informações detalhadas e opiniões, o que torna os anúncios essenciais.
Podemos destacar, ainda, que o Google tem grande parte de sua receita vinculada a anúncios. Portanto, para a empresa, é muito importante colocar seus anunciantes em destaque pois, à medida que eles obtêm clientes, eles investem ainda mais em Ads.
Etapas do funil de vendas: como anunciar no Google de forma relevante?
Até certo ponto, o Gemini tende a fornecer as respostas que consumidores de topo ou até meio de funil buscam na internet. Isso é válido quando falamos especialmente das gerações adultas e maduras, que usam o buscador como fonte de informação.
Em gerações mais jovens, como a Z e Alpha, o comportamento já é diferente. Para as dúvidas do dia a dia, eles recorrem muito mais ao Chat GPT e até mesmo à IA do WhatsApp (LuzIA), o que aponta para a necessidade de desenvolver estratégias específicas para este público.
No entanto, no fundo do funil, onde os usuários estão mais próximos de realizar uma compra, os anúncios do Google Ads são cruciais. Eles podem ser direcionados especificamente para termos de busca que indicam intenção de compra, como “comprar [produto]” ou “melhor oferta em [serviço]”, ou ainda “geladeira duas portas”.
A importância da “intenção de compra” nas buscas do Google
Por isso, entender a intenção de compra por trás das buscas é fundamental para otimizar os anúncios. Utilizar palavras-chave de conversão e criar anúncios que respondam diretamente às necessidades do usuário pode aumentar significativamente a taxa de conversão e o ROI das campanhas.
Personalização e segmentação: uma das vantagens de anunciar no Google
A segmentação no Google Ads pode ser refinada usando dados demográficos, comportamentais e de intenção de compra. Ferramentas como o Google Analytics ajudam a entender melhor o público-alvo, permitindo campanhas mais direcionadas.
Além disso, o remarketing continua eficaz. Listas de remarketing baseadas em ações e interações anteriores dos usuários com seu site ou aplicativo, ou mesmo na busca em outros sites de concorrentes, permitem que você alcance usuários que já demonstraram interesse.
Análise de custo-benefício: quando vale a pena anunciar no Google?
Anunciar no Google ainda é uma estratégia relevante em diversos setores. Varejo, tecnologia, educação, saúde e hotelaria são apenas alguns dos exemplos de segmentos que obtêm um ROI significativo com o Google Ads. Afinal, a plataforma permite alcançar usuários em momentos críticos de decisão de compra.
Comparativo de custo por aquisição entre diferentes plataformas
Comparar o custo por aquisição (CPA) entre Google Ads, redes sociais e outras plataformas é essencial. Em média, o Google Ads pode oferecer um CPA mais baixo para setores específicos, especialmente quando os anúncios são bem segmentados e otimizados.
No entanto, aqui é importante prestar muita atenção, pois a avaliação da campanha depende de diversos fatores. Se ela alcança um público mais próximo do fundo do funil, altamente consciente e procurando pelo produto, é possível que as taxas de conversão sejam maiores.
Assim, não é correto comparar apenas o “custo do lead”, e sim analisar o comportamento dele no funil. Isso permite verificar se o custo de aquisição daquele cliente está realmente maior ou menor em um ou outro canal.
Vale a pena lembrar, ainda, que o CAC não deve ser apenas um número da plataforma de anúncios. Seu cálculo precisa abranger até o tempo que a sua equipe gasta para convertê-lo em cliente. Afinal, mão de obra também é custo (e pode ser um dos maiores custos de um projeto).
Especialização x amadorismo: como interferem nos resultados de Google Ads
Sem conhecimento especializado, campanhas podem ser ineficazes, resultando em gastos inúteis. Alguns dos erros mais comuns incluem má segmentação, escolha inadequada de palavras-chave e falta de otimização de anúncios.
Por isso, para fazer uma campanha bem-sucedida de Google Ads, é fundamental ter habilidades em análise de dados, conhecimento das melhores práticas de SEO, capacidade de criar anúncios persuasivos e experiência com ferramentas de otimização e análise, como Google Analytics e Google Ads Editor.
A verdade é que profissionais utilizam técnicas avançadas de bidding (lances estratégicos em leilões), otimização do score de qualificação e estratégias de teste A/B para melhorar o desempenho dos anúncios. Essas práticas podem reduzir o CPA e aumentar a eficácia geral das campanhas.
Além do Google ads: alternativas e complementos
Uma estratégia multicanal envolve o uso combinado de SEO, redes sociais, email marketing e outros canais para criar uma presença digital coesa e capaz de atingir seu público-alvo. Isso não apenas diversifica o risco, mas também maximiza o alcance e o engajamento.
Enquanto o SEO continua sendo importante para que, ao chegar ao seu conteúdo, o consumidor passe a enxergar seu negócio como autoridade, o Google Ads proporciona visibilidade imediata. O equilíbrio ideal depende do setor, do orçamento disponível e dos objetivos de marketing da empresa.
Plataformas como LinkedIn, Facebook e Instagram podem complementar os esforços do Google Ads. Mas lembre-se: você não precisa estar em todas essas plataformas. É fundamental mapear onde seu público está e qual é o objetivo deles naquele canal.
Apenas para tornar esta recomendação didática, pense no seguinte exemplo: se a sua empresa oferece uma ferramenta para recrutadores (setor de RH), esta pessoa possivelmente estará no Instagram. Porém, se o foco dela nesta rede social é entretenimento, o ideal é abordá-la no LinkedIn, onde ela busca esse tipo de solução para a empresa.
Futuro dos anúncios do Google: o que esperar após a IA?
Apesar da redução na visualização de conteúdos de topo de funil, espera-se que, especialmetne no fundo do funil, a publicidade no Google continue a evoluir com a IA, tornando-se mais contextual, menos intrusiva e mais alinhada às necessidades e desejos do consumidor. A tendência é que anúncios sejam ainda mais personalizados e relevantes.
Nesse contexto, capacitação e consultoria especializada garantem que as estratégias de publicidade sejam otimizadas constantemente. Isso não apenas reduz custos, mas também maximiza o retorno sobre o investimento em publicidade.
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