Se você é daqueles que acredita que o e-mail marketing é coisa do passado e, atualmente, só serve para irritar os consumidores e lotar caixas de mensagens indesejadas, está na hora de rever os conceitos.
O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas que mais trazem retorno no marketing digital, por isso, é muito importante saber separar ações bem planejadas do famoso spam que tanto nos incomoda.
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O e-mail marketing está bem vivo
Dados sempre falam mais alto, certo? Então, para tirar de vez esse conceito de que o e-mail marketing deixou de ser efetivo, nada melhor do que apresentar os resultados de algumas pesquisas que comprovam o potencial dessa poderosa ferramenta de marketing.
De acordo com um estudo da CampaignMonitor, um e-mail é 40 vezes mais efetivo do que ações em redes sociais para a aquisição de novos clientes. Além disso, a ferramenta tem uma taxa de conversão 69% maior do que canais como Facebook e Instagram.
E, se bem executada, uma campanha de e-mail marketing pode gerar resultados incrivelmente altos para a sua empresa. Um estudo da Convince&Convert, por exemplo, mostrou que os consumidores que realizam compras por esse canal gastam, em média, 138% mais do que aqueles que não recebem ofertas por e-mail.
Os benefícios do e-mail marketing
Já está convencido de que o e-mail marketing não apenas está bem vivo, como também ainda é uma poderosa estratégia de vendas e retenção de clientes?
Se você, mesmo assim, está com um pé atrás, então chegou a hora de conhecer as vantagens de usar o e-mail a favor da sua empresa:
1 – Segmentação eficaz
Você já parou para pensar que o e-mail é o único canal em que o consumidor pede para receber notícias e promoções da sua empresa?
Saiba que esse é um diferencial valioso que pode ser usado para aprender mais sobre os hábitos de compra e os interesses das suas personas e, dessa forma, tornar as demais campanhas digitais mais otimizadas.
Além disso, o e-mail marketing ainda permite agrupar diferentes perfis de clientes para que a comunicação seja mais personalizada. A partir de uma régua de relacionamento bem estruturada é possível, por exemplo, encaminhar ofertas e lançamentos para pessoas com grande interesse naquele assunto. Ou, até mesmo, divulgar produtos complementares para quem acabou de fazer uma compra.
Em outras palavras, quanto mais você analisar e segmentar a sua base de clientes, maiores serão as chances de vender e fidelizá-los!
2 – Relacionamento próximo
Manter um relacionamento próximo e transparente é a alma para fidelizar clientes. E, como você já sabe, manter um cliente atual custa muito mais barato do que atrair novos.
O e-mail marketing pode ser um grande aliado da sua empresa nessa tarefa. Com ele, é possível estabelecer um diálogo próximo e de qualidade com os clientes, apresentando lançamentos com exclusividade e, inclusive, gerando conteúdos que permitam às pessoas sanarem dúvidas e resolverem problemas.
3 – Compartilhamento a um clique
Quem nunca recebeu um e-mail interessante ou uma promoção imperdível e não encaminhou para um amigo?
Além de ser totalmente mensurável e transmitir uma sensação de imediatismo, o e-mail marketing é uma ferramenta com grande potencial de compartilhamento.
Toda vez que alguém encaminhar um e-mail enviado da sua empresa, não só aumentam as chances de vendas, como você também ganha um ótimo reforço para a divulgação da marca.
Por isso, na próxima vez que você recusar a sugestão de um profissional em investir em uma campanha de e-mail marketing, repense se essa não é a estratégia que falta para impulsionar o seu negócio!
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