O agendamento de posts nas redes sociais já é uma realidade na sua empresa? Esse recurso é muito importante para garantir a frequência e consistência desses canais.
Mas se você ainda não instituiu essa prática, continue a leitura. Vamos explicar benefícios de agendar antecipadamente seus posts.
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A importância do agendamento de posts nas redes sociais
Quem trabalha em uma empresa ou agência sabe a correria de cada dia. Afinal, mesmo planejando a rotina, algum imprevisto acontece.
Assim, não é seguro deixar as postagens para o dia da publicação. Para atender outra necessidade, o funcionário nem sempre consegue realizar essa tarefa.
Portanto, o agendamento de posts em redes sociais é fundamental para garantir a consistência do canal.
Afinal, se eles estiverem programados, os imprevistos não prejudicarão a publicação.
Porém, existem outros motivos para agendar os posts com antecedência. Veja quais são:
Aumento da produtividade
Fazer várias tarefas parecidas de uma vez só poupa tempo. Afinal, quem cria a imagem ou a legenda já está “no ritmo” e consegue um resultado melhor.
Publicações estratégicas
Uma das grandes vantagens de agendar posts é a estratégia. Assim, se a empresa tem um blog, sua equipe consegue combinar os temas.
Portanto, blog e redes sociais podem andar juntos. As publicações do Facebook, Instagram e outras redes convidam para ler o artigo.
Ainda no Instagram, dá para criar uma estratégia nos stories. Enquetes e perguntas despertam a curiosidade sobre o tema.
Além disso, elas sondam as necessidades dos seguidores sobre o assunto. Então, ao final da sequência, eles estarão prontos para arrastar para cima e chegarem ao site.
Avaliação da estratégia
Ao olhar para o calendário como um todo, você consegue avaliá-lo com precisão. Portanto, será mais fácil identificar se os temas estão muito repetidos ou desinteressantes.
Além disso, postagens consistentes permitem avaliar melhor as métricas. Dá para saber quais são os temas que geram mais engajamento.
Também é possível avaliar o tom da linguagem visual e escrita que gera o resultado que a empresa espera.
Qualidade dos posts
Quando a equipe deixa tudo pronto e agendado, não há improviso. Não tem aquela história de deixar para a última hora e postar qualquer coisa para não ficar sem nada.
Com antecedência e planejamento, dá tempo de caprichar no texto e imagens para redes sociais. Assim, é possível atrair mais pessoas e encantá-las com a sua marca.
Ferramentas para fazer o agendamento de posts nas redes sociais
Por enquanto, apenas o Facebook e Instagram possuem ferramentas nativas para agendamento de posts. Porém, mesmo essas plataformas têm limitações.
Existem plataformas especializadas em agendamento de posts nas redes sociais. Então, você consegue integrar também o LinkedIn, Twitter e Google Meu Negócio.
Além dessa vantagem, as plataformas permitem uma análise integrada de métricas.
Ainda entre suas funcionalidades está a possibilidade de responder comentários e impulsionar publicações. Tudo isso sem precisar acessar várias redes ou entrar nas plataformas de anúncios do Facebook e Google.
Cuidados com o agendamento de posts nas redes sociais
Embora o agendamento de posts nas redes sociais seja vantajoso, é importante prestar atenção ao que acontece à nossa volta.
Afinal, eventos externos mudam. Se o tom das suas publicações era otimista e aconteceu uma tragédia, por exemplo, é melhor pausar o post e deixá-lo para outro momento.
Nas redes sociais, o que não pode faltar é empatia. Portanto, diante de imprevistos ou fatos de grande repercussão, reavalie os posts agendados.
E você, já agenda os posts das redes sociais da sua empresa? Que ferramentas utiliza? Conta pra gente nos comentários!