Tamanho de imagens para redes sociais: saiba como melhorar o aproveitamento das suas publicações!

Sabe aquele momento em que você está rolando o feed do Facebook e uma publicação chama muito a atenção? Vários fatores causam essa reação e, embora a qualidade da foto seja indispensável, o tamanho de imagens para redes sociais também tem sua influência.

Por isso, neste post nós vamos falar deste tema. Você vai descobrir que, além de garantir um feed harmônico e bem organizado, o tamanho ideal ajuda a melhorar o aproveitamento das suas publicações e a fisgar o usuário das redes. Confira!

Por que o tamanho de imagens para redes sociais importa?

Não é segredo que o Instagram e o Pinterest estão entre as redes sociais com maior apelo visual. Afinal, nelas a imagem é o centro das atenções.

Porém, no Facebook uma boa imagem também faz diferença. Estudos mostram que fotos conseguem mais engajamento do que texto, link e até mesmo vídeos.

Como o Facebook e Instagram são as principais redes usadas pelas marcas, isso mostra o cuidado que devemos ter com as imagens dos posts. Assim, ter um feed bonito, organizado e visualmente atrativo pode gerar muito lucro.

Ter uma imagem adequada não diz respeito apenas à qualidade da foto. Afinal, se ela não tiver o tamanho preciso, ela não será visualizada corretamente.

Nesse caso, ela será exibida com cortes nas laterais, acima ou abaixo. Portanto, a falta de cuidado com as medidas pode jogar pelo ralo abaixo todo o seu esforço de publicidade.

Além disso, uma publicação de tamanho adequado vai ajudá-lo a chamar a atenção do usuário. Se ele estiver no Instagram, por exemplo, uma imagem mais alta fará seu post ocupar toda a tela do celular, reduzindo a competição com outra.

Ainda é importante destacar que fotos e artes publicadas determinam como as pessoas verão a sua marca. Então, a padronização é essencial para evitar passar uma imagem amadora, descuidada e pouco profissional nas mídias sociais.

Qual é o tamanho de imagens para redes sociais?

Então, vamos aprender mais sobre o tamanho das imagens para redes sociais? Continue a leitura para ver como adequar sua publicação para as principais plataformas.

Tamanho de imagens para Facebook

  • avatar: 180 x 180 px (pixels). Lembre-se de que o avatar é redondo. Portanto, além do tamanho da imagem, você precisa se certificar de que seja uma foto que não será prejudicada com os cortes da forma;
  • capa do Facebook: 851 x 315 pixels;
  • capa para grupos: 640 x 334 px;
  • capa para eventos: 1920 x 1080 px;
  • imagem para post: 1200 x 1200 px;
  • imagem para post com link: 1200 x 628 px;
  • stories do Facebook: 1080 x 1920 px.

Tamanho de imagens para o Instagram

  • avatar / foto de perfil: 720 x 720 px, lembrando que haverá cortes para ela ficar redonda;
  • imagem do feed: 1080 x 1080 px (quadrada), 1080 x 1350 px (retangular vertical) e 1080 x 566 px (retangular horizontal);
  • stories: 1080 x 1920 px.

Lembramos que, no caso do post do Instagram, adotar o padrão retangular vertical pode ser muito interessante para a marca. Afinal, ela ocupará um percentual maior da tela do smartphone, chamando a atenção do usuário.

Tamanho de imagens para o Twitter

  • imagem do perfil: 400 x 400 px;
  • imagem de capa: 1500 x 500 px;
  • imagem do post: 600 x 335 px (proporção 16:9) ou 1200 x 1200 (imagem quadrada);
  • imagem para post com link: 800 x 418 px (proporção 1,92:1) ou 800 x 800 px (imagem quadrada).

Tamanho de imagens para redes sociais: LinkedIn

  • imagem do perfil do LinkedIn: 300 x 300 px;
  • imagem de capa: 1536 x 768 px;
  • imagem do post: 1200 x 1200;
  • imagem para post com link: 1200 x 627 px.

Tamanho de imagens para o Pinterest

  • imagem do perfil: 720 x 720 px;
  • pin: 1000 x 1500 px;
  • capa da pasta: 200 x 200.

Tamanho das publicações no YouTube

  • imagem de perfil do canal: 800 x 800 px;
  • imagem de capa do canal: 1546 x 423 px;
  • thumbnail dos vídeos: 1280 x 720 px.

No YouTube, é muito importante ter uma boa imagem de perfil e na capa do canal. Porém, deve haver uma atenção maior ainda em relação aos thumbnails dos vídeos.

O thumbnail é aquela imagem que aparece na tela quando você pesquisa por um conteúdo na internet e aparecem os vídeos. Eles também são exibidos quando a pessoa entra no canal do YouTube e vê sua lista de conteúdos.

Portanto, o thumbnail funciona como uma propaganda do vídeo. Se ele for chamativo e despertar interesse, você ganha o clique. Se não for, sua empresa pode perder uma oportunidade.

Agora você já sabe qual é o tamanho de imagens para redes sociais, ou pelo menos daquelas com maior potencial comercial. Quer saber como a gestão desses canais pode ser ainda melhor e mais lucrativo? Confira nosso artigo completo sobre esse tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *