O sonho de quem implementa uma estratégia de SEO é chegar ao topo do Google. Aparecer na primeira página é sinônimo de mais cliques e oportunidades de venda. Os backlinks têm um papel fundamental para alcançar esse resultado.
Mas por que os backlinks são tão importantes? Isso é o que você vai descobrir neste post. Então, continue a leitura e descubra por que incluí-los na sua estratégia.
Table of Contents
O que são backlinks?
Backlinks são aqueles links que, em um conteúdo, conduzem o visitante para outra página. Eles têm o objetivo de ampliar o conhecimento do leitor ou direcionar tráfego. Assim, o artigo de destino costuma ser complementar àquele onde a leitura foi iniciada.
Existem diversos tipos de backlinks. No entanto, nós falaremos aqui sobre os principais para a sua estratégia de SEO. Saiba quais são eles!
Backlinks internos
São aqueles que levam para outra página do seu próprio site. Então, eles podem servir para que o leitor saiba mais sobre o tema em que está interessado.
Link Juice
O Link Juice é uma estratégia para gerar tráfego para seu site principal ou para outros conteúdos que você queira melhorar o rankeamento. Portanto, é ideal para colocar certos temas no holofote e aumentar sua autoridade de domínio.
Backlinks externos
Backlinks externos são links que vêm de outros sites e direcionam o leitor para o seu. Geralmente, o autor do conteúdo faz isso quando ele não tem as informações que o usuário precisa naquela página de origem.
Qual é a importância dos backlinks?
Em uma estratégia de SEO, os backlinks são muito importantes. Afinal, eles geram tráfego para o seu site e, mais que isso, mostram sua autoridade. Veja o porquê:
Eles demonstram autoridade do seu site
Quando uma página faz um link para o seu site, ela está dizendo que você publicou uma informação relevante. Portanto, isso vale pontos no Google e melhora seu rankeamento.
Porém, para ter esse resultado, o link precisa ter qualidade. Não adianta ele ser aleatório, de um site que não tem nada a ver com seu segmento de mercado ou público-alvo.
Para que o backlink tenha validade, ele precisa agregar valor. Então, tem que ser algo assim: meu conteúdo é tão bom que outra pessoa que fala do mesmo assunto veio beber dessa fonte, aqui! Somos referência!
Eles trazem tráfego
Quando o backlink é bem-feito, ele atrai pessoas para o seu site. E por que isso acontece? Porque ele permite complementar ou aprofundar informações.
Então, à medida em que você recebe mais visitantes, o Google entende que seu conteúdo sobre aquele assunto é relevante. O resultado? Ele melhora sua posição no ranking.
Eles permitem que a pessoa fique mais tempo no site
Em outro post, nós já falamos que o Google gosta das páginas que o usuário gosta. Portanto, se você tem uma boa linkagem interna, a pessoa fica um tempão no seu site.
Então, se você tem um link building consistente, a pessoa vai pulando de um post para outro, sem sair do seu site. Isso reduz a taxa de rejeição (retorno aos resultados da busca), o que influencia positivamente no rankeamento.
O que não fazer na sua estratégia de link building?
Talvez agora você esteja pensando: se os links são tão valiosos, vou investir nisso! Vou conversar com quem tem um site ou até mesmo pagar para mencionarem minha página.
Bem, não é exatamente assim que funciona. Um link de uma empresa que não tem nada a ver com o seu segmento não tem o mesmo peso e pode até prejudicar seu domínio.
Sempre leve em consideração os seguintes fatores:
- a relevância do conteúdo: só construa uma estratégia de backlinks com quem realmente tem um público em comum. Dessa forma, seu conteúdo pode ser interessante para o leitor;
- convergência, não canibalismo: faça parcerias com quem tem um público-alvo em comum com você, mas que não venda os mesmos produtos ou serviços;
- não compre backlinks: geralmente, quem vende backlinks só consegue domínios de baixa qualidade. Profissionais sérios trabalham com a conquista de um link building sólido.
Como sempre se fala em Marketing Digital, o ponto de partida para tudo é um conteúdo incrível. Com ele, você ganha backlinks espontaneamente, ajuda o leitor a identificar e solucionar seus problemas, o que trará ainda mais visitantes e clientes.
Entendeu qual é a importância dos backlinks para sua estratégia de SEO? Ainda ficou com alguma dúvida? Então, deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em responder!