A Black Friday está chegando e engana-se quem pensa que as vendas nesta data serão fracas. Segundo dados do Google, as pessoas estão se planejando cada vez mais para as compras neste período, principalmente pela preocupação com a crise econômica e valores dos produtos. Ano a ano, as buscas pelo critério ‘preço’ aumentam 60%.
Mas o que podemos esperar da Black Friday em 2016? Através de uma pesquisa realizada pelo Google, é possível identificar as possíveis ‘intenções de compra’ do consumidor brasileiro este ano.
Conheça um pouco sobre os dados (baseados na última edição) e alinhe suas estratégias para não perder a oportunidade de vender mais:
– Como o consumidor está planejando melhor suas compras, provavelmente as vendas dos itens de médio e alto valor irão crescer. Em novembro, o volume de buscas aumenta principalmente em categorias como moda, eletrodomésticos, informática e smartphones. Este último, em 2015, foi responsável por R$ 360 milhões em vendas;
– A busca por pneus é um dos principais itens pesquisados no mês de novembro, sendo que 91% dos consumidores fazem uma pesquisa online antes de comprar;
– Passagens aéreas e programas de pontos também estão na lista dos mais desejados pelo consumidor. Na última edição mais de 50 empresas do ramo de turismo aderiram a Black Friday;
– Marcas voltadas ao segmento de beleza e operadoras de telefonia não ficam para trás e também estão ganhando espaço nas compras dos consumidores na Black Friday;
– Os três critérios para o consumidor efetuar a compra são: preço, possibilidade de parcelamento e custo do frete. Caso haja um ‘empate’, a segurança do site é um diferencial. Além disso, o consumidor prefere comprar pelo cartão de crédito, seguido pelo pagamento em dinheiro, boleto bancário, cartão de débito e PayPal.
É importante lembrar que a data abre a ‘temporada de compras’ do fim do ano, que geralmente termina no Natal.