Estágios do Funil de Vendas: entenda as etapas e atraia mais clientes

O funil de vendas é um dos conceitos fundamentais do Inbound Marketing. Quando você não conhece as etapas pelas quais um lead passa até se tornar um cliente, não consegue desenvolver estratégias e conteúdos segmentados e, muito menos, tornar o processo de vendas eficaz.

Entenda o que é um Funil de Vendas

O funil de vendas nada mais é do que o processo dedicado a conduzir um potencial cliente do momento em que ele toma conhecimento dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa até o ponto em que ele efetiva uma compra e se transforma em um cliente.

Esse é um modelo estratégico para que a sua empresa entenda melhor as necessidades dos leads e, dessa forma, consiga direcionar as estratégias de marketing/vendas e tornar o processo muito mais qualificado, reduzindo custos e diminuindo o tempo perdido com prospecções com baixo poder de conversão.

Conheça as etapas do Funil de Vendas e as melhores estratégias

Topo do Funil

Essa é a parte mais larga do funil de vendas e onde se concentrará o maior volume de leads da sua empresa.

Também conhecida como fase da consciência, o topo do funil consiste no momento em que um potencial cliente ainda não está ciente dos problemas ou necessidades que possui.

Por isso mesmo, ele não está procurando por um produto ou serviço específico e, para chamar a sua atenção, é necessário investir em conteúdos que façam com que essas pessoas descubram uma necessidade e tenham interesse em se aprofundar no assunto.

Posts em redes sociais, infográficos e artigos de blogs são excelentes formatos para esse momento, uma vez que ajudam as personas a identificarem problemas e ainda geram alto volume de visitas ao site da sua empresa.

Meio do Funil

Esse é o segundo momento do funil de vendas. Aqui, a persona do seu negócio já descobriu que tem um problema ou necessidade que precisam ser resolvidos e começa a procurar por uma solução.

Nesse momento, o lead tem a intenção de contratar um serviço ou comprar um produto, no entanto, ainda há dúvidas se esse realmente é o melhor caminho para resolver seus problemas.

Para tomar a decisão, o lead começa a pesquisar mais sobre a solução e a conhecer mais a fundo as empresas que oferecem aquilo que ele procura.

Esse é um momento de consideração, por isso, conteúdos mais aprofundados e exclusivos são um excelente caminho para fazer o lead continuar pelo funil. Invista em páginas especializadas no seu site, eventos, eBooks, guias e tutoriais.

Outro ponto importante é que um lead de meio de funil está mais disposto a informar seus dados, como nome e e-mail, em troca desses conteúdos. Por isso, não deixe de criar landing pages com formulários para que as pessoas possam fazer o download do material e a sua empresa se aproximar ainda mais desse lead.

Fundo do Funil

Chegamos a última etapa do funil de vendas, quando o lead começa a avaliar o produto ou serviço oferecido pela sua empresa, bem como diferenciais e preços.

Esse é o momento em que ele vai comparar o seu negócio ao de outros concorrentes para tomar a decisão de compra. Por isso, é essencial investir em páginas no site dedicadas a detalhar o produto ou serviço em questão, vídeos explicativos e, até mesmo, um contato mais pessoal por telefone ou e-mail.

É nessa etapa que a sua equipe de vendas também começa a agir para esclarecer as dúvidas e ajudar o lead a tomar a decisão por comprar com a sua empresa, claro.

O funil de vendas é um poderoso aliado do seu negócio para aumentar o faturamento e tornar as conversões mais qualificadas e eficazes.

Quer saber mais sobre o Inbound Marketing e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog!

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