Apesar de todas as possibilidades de troca de mensagens, grande parte das pessoas ainda considera o correio eletrônico seu método de comunicação oficial. Por isso, as empresas que sabem como fazer e-mail marketing têm uma chance única de falar diretamente ao consumidor, o que explica as altas taxas de conversão dessa estratégia de Marketing Digital.
E a sua empresa, sabe como fazer e-mail marketing ou simplesmente abandonou essa estratégia porque acreditou que ela tinha morrido? Neste post, você vai descobrir como utilizar esse canal para estabelecer um relacionamento sólido com os consumidores e conquistar muitos clientes.
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Qual é a importância do e-mail marketing?
O e-mail marketing pode ser utilizado para atingir diversos objetivos. Além disso, essa é uma estratégia versátil, que permite combinar essas metas em uma única ação.
Entre os principais objetivos do e-mail marketing, podemos destacar:
Nutrição de leads
Muitas vezes, quem visita o site de uma empresa está apenas em um estágio inicial do funil de vendas. Por isso, apesar de ter demonstrado algum interesse, ainda não está pronto para uma decisão positiva. O e-mail marketing é a estratégia perfeita para nutrir esses leads e ajudá-los a percorrerem a jornada de compra.
Aumento do tráfego do site
O e-mail marketing também é uma estratégia muito eficaz para quem deseja atrair tráfego para o site. Assim, com chamadas inteligentes e bem planejadas, o lead pode sentir o desejo de conferir o conteúdo do blog, aumentando as visualizações da página.
Relacionamento com atuais e futuros clientes
O e-mail marketing também permite o desenvolvimento de um relacionamento com pessoas interessadas no produto e mesmo os clientes atuais. Suas mensagens podem fazer o papel de um amigo que traz notícias e dicas que aquele público considera relevantes.
Essa é uma forma de amadurecer leads, tornar o relacionamento com a empresa cada vez mais próximo e solidificar a credibilidade da marca. Além disso, pode mostrar aos atuais clientes o interesse da empresa em proporcionar conteúdo valioso e incentivar novas compras ou indicações.
Oferta de produtos e serviços
Por meio do e-mail marketing, a empresa consegue oferecer seus produtos e serviços. Ela pode aproveitar datas comemorativas, eventos próprios ou de interesse geral, aniversários e outras oportunidades para estimular o consumo ou informar sobre promoções.
Porém, cuidado! Quando esse é o único objetivo do seu e-mail marketing, as chances de descadastramento são muito grandes. É necessário intercalar mensagens informativas e educativas com as promocionais, para que se estabeleça um relacionamento que leva à compra.
Como fazer e-mail marketing e obter sucesso?
Entre o público que acessa regularmente a internet, 95% das pessoas possuem um e-mail pessoal e abrem o correio eletrônico diariamente. Isso mostra que essa estratégia tem o potencial de alcançar um grande número de internautas. Portanto, ela não deve ser ignorada.
Porém, para que essa estratégia tenha sucesso, é fundamental seguir alguns princípios. Saiba quais são eles:
1. Trabalhe com uma lista de contatos autêntica
Sua lista de contatos precisa ser conquistada, e não comprada. Assinaturas de newsletters, preenchimento de formulários de landing pages e contatos com a equipe de atendimento e vendas são os melhores caminhos para falar com pessoas interessadas em produtos ou serviços que você oferece.
Quando a lista de contatos não segue essa regra, a mensagem é enviada para pessoas que não têm o menor interesse na sua empresa. Elas podem se descadastrar, marcá-lo como SPAM ou, no mínimo, ignorar completamente seu e-mail.
2. Programe seus envios
É importante planejar seus envios, seguindo um calendário editorial. Pense na mensagem ideal para cada data estabelecida, levando em consideração os interesses do público, eventos e comemorações, bem como seus objetivos naquele momento.
3. Capriche no título
Se o seu título for interessante, as chances de a pessoa abrir o e-mail são muito maiores. Então, pense em chamadas que sejam curtas, mas que despertem a curiosidade do leitor. Isso fará sua taxa de abertura aumentar e, consequentemente, seu objetivo em relação àquele e-mail poderá se concretizar.
4. Seja objetivo, mas envolvente
A mensagem do e-mail marketing precisa ser bastante objetiva. Então, se o seu texto for extremamente longo e não conseguir prender a atenção do leitor, existem muitas chances de ele não clicar em seus links, solicitar descadastramento ou não abrir o próximo e-mail.
No entanto, mesmo curta, ela deve ser envolvente. Muitas pessoas se identificam com histórias, o que pode levá-las a ter interesse em seu conteúdo. Também é válido utilizar temas do momento, memes (dependendo do seu público-alvo) e gatilhos mentais para incentivar a conversão.
5. Faça testes A/B para descobrir como fazer e-mail marketing com eficiência
Quando se trata de e-mail marketing, os testes A/B são essenciais. Para cada mensagem, planeje a mudança de uma única variável para ver qual é a reação do seu público. Portanto, você pode alterar o layout, o título, a cor de um botão, a imagem… Assim, será possível descobrir o que utilizar para que as pessoas realizem a ação desejada.
6. Segmente seu público
Quando seu público é muito amplo, dificilmente uma mesma mensagem terá o mesmo poder para chamar a atenção de todos. Por isso, é importante criar diferentes segmentos e enviar conteúdo específico, de acordo com os interesses de cada um deles.
7. Analise os dados para descobrir como fazer e-mail marketing de forma mais precisa
Depois de cada envio, analise os dados. Verifique as taxas de abertura e cliques, que são métricas importantes do e-mail marketing. Então, a partir desses números, descubra o que chama a atenção do seu público e o que desperta o interesse e a interação por parte deles.
Utilize essas informações para planejar suas próximas mensagens. Dessa forma, você terá leads cada vez mais engajados, dispostos a serem conduzidos pela jornada de compra e a chegarem a uma decisão positiva ao final desse processo.
E então, entendeu como fazer e-mail marketing? Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o assunto? Continue aqui no blog e descubra como criar uma campanha de sucesso!