O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de vendas e relacionamento com clientes. E, ao contrário do que muitos acreditam, seu crescimento está longe de estagnar e os resultados possíveis de serem alcançados podem ser muito maiores do que com outras estratégias.
No entanto, para que a sua campanha de e-mail marketing tenha sucesso, é necessário estar por dentro de algumas boas práticas e desenvolver uma estratégia altamente eficaz.
Pensando nisso, listamos algumas dicas imperdíveis para o seu hotel potencializar os resultados com o envio de e-mail marketing, confira:
1 – Convença em poucas palavras
Imagine que toda vez que você envia um e-mail marketing está competindo na caixa de entrada com diversas outras mensagens de amigos e de trabalho que, provavelmente, são mais importantes que a sua.
Por isso, criar títulos atrativos é o primeiro grande passo para uma campanha de sucesso.
Em poucas palavras, você precisa convencer a pessoa de que ela vai ganhar um benefício imperdível ao ler o seu e-mail.
Algumas dicas boas para essa finalidade são: aguçar a curiosidade, oferecer uma vantagem ou transmitir um senso de urgência para se destacar.
2 – Segmente a sua base
Por menor que seja a sua base de hóspedes, nem todos têm os mesmos interesses. Alguns podem estar em busca de pacotes de viagens com a família, enquanto outros procuram locais tranquilos e românticos para uma férias a dois.
Por isso, o próximo passo para uma estratégia de e-mail marketing infalível é segmentar os seus contatos em grupos de interesse.
Quanto mais personalizada forem as suas mensagens, maiores as chances de as pessoas abrirem e tomarem a ação desejada na peça, seja ela entrar em contato ou ler um post no blog do seu hotel.
3 – Pense tanto no layout quanto no conteúdo
Layout e conteúdo andam lado a lado em uma campanha de e-mail marketing. As peças precisam ser atrativas e objetivas ao mesmo tempo, além de apresentarem conteúdo exclusivo e altamente relevante.
Muitas vezes, oferecer muitas opções ou trazer diversas informações diferentes pode acabar atrapalhando ao invés de melhorar a taxa de conversão da campanha. Por isso, priorize qualidade e não quantidade sempre.
4 – Teste e analise constantemente
Otimizar os disparos e entender os horários, dias e abordagens que trazem mais resultados é primordial para uma campanha de e-mail marketing de sucesso no ramo hoteleiro.
Por isso, uma dica bacana é separar os hóspedes em grupos e enviar peças com pequenas alterações para cada um deles, como mudanças nos assuntos e, até mesmo, diferentes cores de botão.
Esse tipo de teste permite identificar quais as estratégias que trazem mais resultados e, assim, aprimorar constantemente as campanhas para aumentar o poder de conversão.
5 – Automatize as ações
Se tudo correr conforme o previsto, depois de algum tempo o seu hotel terá uma base bastante robusta de atuais e potenciais hóspedes com quem será necessário manter o relacionamento.
Nesse momento, ficará inviável fazer todos os disparos e análises de forma manual, por isso, é preciso pensar desde o começo em maneiras de automatizar o trabalho ao máximo e torná-lo mais eficaz.
Existem diversas ferramentas no mercado que podem te ajudar nessa tarefa, no entanto, o mais indicado é procurar por um parceiro especializado no assunto para recomendar as melhores práticas e guiar as estratégias de forma com que elas gerem retornos altos e de qualidade!