O Google Ads, que até pouco tempo era chamado de Google AdWords, é a plataforma de anúncios do Google. Criada no ano 2000, tornou-se a maior fonte de receita da empresa. Em 2011, foi responsável por 96% dos US$ 37,9 bilhões faturados.
Esses números demonstram o quanto as empresas já entenderam a importância dos links patrocinados para o sucesso online.
No entanto, apesar de muitas pessoas já terem ouvido falar dos links patrocinados, grande parte ainda não sabe ao certo o que é o Adwords. E nem como gerar receita de forma eficiente.
As dúvidas sobre o uso da ferramenta e como ela atua no marketing digital fazem com que muitas empresas deixem de investir nessa estratégia.
Afinal, o Google Ads é muito mais do que pagar por algumas linhas de anúncio na maior ferramenta de busca do mundo.
A seguir, vamos mostrar como essa plataforma pode ser fundamental para a escalada de vendas e o aumento da sua receita. Confira!
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Como funciona o Google Ads ?
O Google Ads funciona através da página de busca do Google, com a exibição de anúncios em forma de links quando alguém faz uma busca por palavra-chave (ex.: “hotel em Gramado” “hamburgueria” “agência de publicidade”).
Os links patrocinados correspondentes às palavras-chave da busca aparecem em destaque, logo acima dos resultados orgânicos. A vantagem da proposta é entregar um anúncio específico, sobre o que está sendo procurado no momento.
Além disso, a segmentação permite atingir um público exato, em termos de localização, horário de busca, faixa etária e outros quesitos.
Outra grande vantagem dos links patrocinados é que o valor do orçamento só é utilizado quando alguém clica no seu anúncio. Isso otimiza o investimento e aumenta os resultados.
Mas o Ads vai além da rede de pesquisa. Os anúncios podem ser exibidos em outros formatos. Em forma de banners e vídeos, eles podem aparecer em qualquer site que compõe a Rede de Display. Isso inclui o YouTube, a plataforma de vídeos do Google.
Como anunciar no Google Ads?
Apesar de ser uma plataforma bastante intuitiva, de fácil aprendizado e utilização, é preciso entender o funcionamento do Google Ads.
Assim é possível estruturar corretamente todos os níveis, para obter o melhor resultado e explorar todas as possibilidades da ferramenta.
Veja a seguir, de forma simplificada, como é configurada uma campanha no Ads:
Configuração da campanha
Ao ser direcionado para a tela inicial da sua conta no Google Adwords, a página apresenta uma visão geral das campanhas já criadas. Para criar um novo anúncio, é necessário clicar em Campanhas e depois Nova Campanha.
O tipo de anúncio
Há vários tipos de anúncio que podem ser feitos. Na hora de escolher, é importante entender quem é a persona da sua empresa, para criar uma campanha direcionada e assertiva.
Existem cinco opções de anúncios no Google Ads. São elas:
- rede de pesquisa;
- rede de display;
- vídeo;
- Google shopping;
- universal para apps.
O tipo mais comum e mais utilizado ainda é o da rede de pesquisa, que aparece nos resultados de busca por palavra-chave.
Porém, independente do tipo de campanha escolhida, é necessário preencher as metas de campanha.
Também é muito importante (mesmo sendo uma configuração opcional) preencher o campo que solicita o website da empresa.
Criando o anúncio
Depois de configurar a campanha e preencher todos os campos solicitados, salvar e continuar, é hora de criar o anúncio.
Para isso, é necessário preencher os seguintes campos:
a) URL final, que é a página final para onde o usuário será direcionado (pode ser seu site ou rede social)
b) Título 1: é a primeira frase que o usuário verá no anúncio
c) Título 2: um subtítulo ou frase que descreva brevemente o que o usuário verá ao clicar em no anúncio
d) Descrição do anúncio: breve resumo do produto ou serviço.
Feito isso, será possível visualizar como seu anúncio será exibido em dispositivos móveis e computadores. Após clicar em Salvar e Continuar sua campanha já estará ativa.
Mensurando os resultados
A dica é sempre vincular o Google Analytics à sua conta no Ads, para acompanhar os resultados e analisar as informações obtidas com a campanha.
Essa é uma forma eficiente de planejar suas campanhas e otimizar seus anúncios, com metas mais claras e melhores resultados na escalada de vendas.
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