Atualmente, é praticamente impossível pensar em estratégias de marketing digital sem incluir no planejamento o uso das redes sociais. Porém, não basta ter um perfil ou uma fanpage. É preciso explorar todos os recursos que elas disponibilizam, como os grupos do Facebook.
Mas se você nunca utilizou esses grupos para sua estratégia, isso significa que sua empresa pode perder oportunidades incríveis. Não sabe como aproveitar esse recurso? Então, continue a leitura!
Table of Contents
Qual é a importância dos grupos do Facebook?
Cada rede social tem suas próprias características. Entre elas, o Facebook tem se destacado pela capacidade de conectar pessoas com os mesmos interesses. Assim, como a própria plataforma prefere chamar, essas comunidades têm um nível de engajamento maior, o que pode ser útil para o seu negócio.
Os grupos do Facebook são espaços virtuais onde clientes e fãs da marca podem… conversar! Sim, por terem os mesmos interesses, é muito mais fácil fazer eles participarem de discussões, compartilharem conteúdos e memes e se unirem por causas comuns. Portanto, é o recurso perfeito para promover o amor pela sua marca.
Um grupo pode ser público, privado ou secreto. Além disso, é comum ele reunir uma comunidade fiel a uma marca. Dependendo do que sua empresa oferece nesses espaços mais reservados, as pessoas podem se sentir especiais, como membros VIP de um clube privado.
Por que criar um grupo no Facebook?
Criar grupos no Facebook pode garantir uma série de vantagens para a sua marca. Então, veja algumas delas:
Aumento do alcance orgânico nos grupos do Facebook
Quando uma pessoa participa de um grupo do Facebook, existe a tendência de um engajamento maior. Assim, como as publicações tratam de temas relevantes para ela, é possível que o número de reações e comentários seja maior.
Isso faz com que o Facebook aumente o alcance orgânico dos seus posts. Portanto, quanto mais o grupo posta e interage, maior se torna a quantidade de pessoas que você alcança no feed.
Papo reto com seus maiores fãs
Se uma pessoa aceitou fazer parte do grupo da sua empresa no Facebook, isso significa que ela tem um grau de interesse maior na sua marca. Portanto, provavelmente ela estará entre seus maiores fãs, pois optou por gastar parte de seu tempo livre pensando e falando do seu negócio.
Assim, se a sua empresa alimenta essa participação, quando você lançar um novo produto e serviço, terá uma oportunidade imperdível: fazer propaganda de graça para os seus maiores fãs. Isso significa venda certa!
Relacionamento com os consumidores
A internet trouxe aos consumidores a possibilidade de comprar de vários fornecedores do Brasil e do mundo. Inclusive, pela rede eles encontram produtos e serviços muito parecidos.
Embora tenham todas essas possibilidades, existe um fator que vai fazê-los comprarem especificamente da sua empresa, e não de um concorrente: o relacionamento. Consumidores são fiéis a empresas que os valorizam, que tratam bem, por quem eles se sentem ouvidos. Os grupos do Facebook ajudam a criar essa percepção.
Entendeu por que é importante ter um grupo da sua empresa no Facebook e por que esse recurso precisa fazer parte da sua estratégia de Marketing? Ficou com alguma dúvida? Então, faça sua pergunta nos comentário e o nosso time de experts responderá para você!