Marketing digital: O que esperar do futuro?

Nenhuma área mudou tanto nos últimos anos como o marketing digital. A análise de dados trouxe inúmeros avanços para o setor. E se você quer se destacar nesse segmento, precisa acompanhar as tendências e planejar sua empresa para a incorporação das mudanças. Então, separamos algumas dicas para transformar o marketing que vão ajudar sua empresa a se manter competitiva no mercado. Confira!

Publicidade para dispositivos móveis

Os smartphones são cada vez mais importantes e presentes na vida das pessoas. É por meio deles que nos conectamos com familiares, amigos e também com marcas. Isso torna indispensável pensar mais sobre o conteúdo necessário para que as empresas sejam capazes de se conectar com seus públicos. As estatísticas antecipam que mais de 5 bilhões de pessoas terão acesso a um smartphone até o final de 2019.

Um reflexo dessa importância é o domínio do conteúdo para celular nas estratégias de marketing que, pouco a pouco está ultrapassando a publicidade em pesquisa paga. E as taxas de conversão estão acompanhando essa tendência.

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De olho nessa mudança, o Google está implementando a indexação em dispositivos móveis. Ou seja, a indexação é a forma mais eficiente de organizar e encontrar um arquivo numa base de dados. Ou seja, é uma forma de colocar tags que permitam aos robôs do Google identificar seu site e levá-lo até os usuários.

Os usuários de dispositivos móveis já representam a maioria das pesquisas realizadas na plataforma. E, pensando em encontrar maneiras melhores de atendê-los, o Google avaliará a versão do seu site adaptada para celular com objetivo de classificá-lo. Isto é, interfaces responsivas passarão a ter mais destaque nos resultados de pesquisa em relação àqueles sites que não as oferecem.

Caso seu site não estiver otimizado para uso móvel, é pouco provável que os visitantes permaneçam nele, mesmo que esteja bem posicionado nos resultados das pesquisas orgânicas do buscador.

Portanto, certifique-se de que seu site seja responsivo para dispositivos móveis. Isso significa que seu conteúdo deve se adaptar ao tamanho da tela de todos os aparelhos. Não deixe de fazer testes para verificar a usabilidade.

A velocidade da página é um componente essencial na experiência dos usuários que navegam em conexões móveis. É fundamental que o design e o conteúdo sejam otimizados para um rápido carregamento.

A pesquisa de voz no celular está ao nosso alcance

A crescente popularidade da pesquisa por voz tem sido amplamente discutida pelos gurus de marketing. Essa tecnologia vem com tudo. E o que isso muda pra você? Em breve, novas soluções de publicidade paga devem ser adaptadas para esse mercado.

É bom ficar de olho no mercado de Inteligência Artificial e começar acompanhar as novidades dessa área. A pesquisa por voz requer mudança nos anúncios da sua empresa.

Marketing de desempenho

A partir da evolução das campanhas de marketing e da transparência das métricas, nasceu o marketing de desempenho. Ou seja, a necessidade de diminuir o custo por aquisição e aumentar o Retorno Sobre Investimento (ROI). Essa nova forma de exercer o marketing mudou completamente como as empresas anunciam e vendem. Além disso, afetou o modo como medimos o sucesso das campanhas.

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Atualmente, as campanhas de marketing de desempenho oferecem a capacidade de avaliar tudo. Isso vai do alcance até a taxa de conversão de um anúncio específico.

Essa nova era, orientada por dados, forneceu aos anunciantes informações valiosas sobre seus desempenhos. O que os ajudou a otimizar suas campanhas de acordo com o melhor custo por aquisição.

Mas, com essas campanhas baseadas no desempenho, os anunciantes pagam quando uma ação específica é concluída e não por impressões ou cliques.

Conclusão

Se existe uma tendência forte no marketing digital é o crescimento do marketing de desempenho, ou seja, as campanhas vão utilizar cada vez mais dados e investir mais em campanhas com alto ROI.

Mas, se essas áreas ainda não estiverem desenvolvidas na sua empresa, é fundamental colocá-las como componentes chave do seu plano de marketing digital.

Uma campanha de marketing digital utilizando todas essas dicas vai te ajudar a conquistar o tráfego necessário para o seu site. Além disso, pode estabelecer uma sólida reputação on-line em que os clientes sejam envolvidos numa relação de confiança.

Por isso, esteja atento às tendências de marketing para sair na frente e se destacar em seu mercado. Se antecipar às mudanças e responder a elas pode ajudá-lo a manter um bom ranqueamento do seu site nos resultados das pesquisas e uma taxa de conversão alta para o seu negócio.

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