É inevitável. Uma hora ou outra vai chegar aquele momento na carreira de todo mundo em que alguém vai te chamar em uma sala reservada e dizer a temida frase: “você está demitido!”.
Se você acha que está “seguro” de alguma forma porque trabalha em sua própria clínica ou consultório, saiba que o simples fato de pensar que o momento da demissão nunca vai chegar pode estar arruinando os negócios.
Cada macaco no seu galho
Você encaminharia um paciente com um problema complicado para um especialista que não conhece? Ou, até mesmo, pediria uma recomendação de tratamento para um caso de alergia na pele para um cirurgião de cabeça e pescoço?
Com o conhecimento na área médica que você possui, provavelmente respondeu “não” para ambas as perguntas que fizemos acima.
Então, por que você ainda acredita tanto que consegue realizar todas as ações de divulgação e campanhas da sua clínica e ainda aposta que, ao fazer isso, estará economizando dinheiro e aumentando a lucratividade do negócio?
Essa pode parecer uma ótima decisão nesse momento, no entanto, confiar a construção da imagem que seus pacientes fazem da sua clínica a alguém que não possui os conhecimentos para tanto pode arruinar tudo o que você construiu até hoje e, inclusive, causar danos irreversíveis.
Especialidades são fundamentais
Assim como todo médico passa anos estudando e praticando para desenvolver suas habilidades e especialidades, os profissionais de marketing também precisam se aperfeiçoar em suas áreas.
Isso quer dizer que possuir um perfil no Facebook com muitos amigos não é sinal de saber estabelecer um posicionamento forte e de confiança para a sua clínica nas redes sociais.
E nem que encaminhar alguns e-mails anunciando novos tratamentos em sua clínica ou contando a respeito de sua última publicação científica é sinônimo de fazer uma campanha de relacionamento que vai fidelizar os clientes.
Cada especialista dedica tempo e estudos à uma área justamente para conseguir ajudar o seu público de interesse a atingir os seus objetivos, seja ele melhorar um aspecto estético que o incomoda, se curar de uma doença ou atrair mais pacientes para a sua clínica.
Por que a sua demissão pode alavancar a sua clínica
Pensando nisso, é importante reforçar que realizar iniciativas desconexas e eventuais de marketing não fará magicamente com que a sua clínica se torne referência e comece a atrair um grande volume de novos pacientes.
Planejar uma estratégia de marketing adequada demanda conhecimentos em hábitos de consumo, métricas, relacionamento entre empresas e pessoas, visão artística, entre outras diversas especialidades que precisam ser combinadas para que os resultados apareçam.
Com certeza, você não deixaria a administração de sua clínica ou, até mesmo, o atendimento aos pacientes nas mãos de uma pessoa que nunca trabalhou na área médica e ao menos é formado em saúde, certo?
Então por que deixar um ativo tão importante, a construção de uma imagem, nas mãos de quem não entende nada do assunto só porque essa pessoa é você?
Pare para pensar no tamanho do impacto negativo que uma comunicação ou campanha mal interpretada possa trazer para a sua clínica e vá para aquela sala tão temida ainda hoje e se demita.
E, quando precisar de alguém com os conhecimentos necessários para te ajudar nessa função e trazer os resultados desejados, não hesite em entrar em contato com a gente!