Diga adeus as postagens dos grupos de vendas e barganhas, em meio às publicações de seus amigos, páginas e anúncios do seu Facebook. Finalmente, agora todos esses anúncios, feito pelos próprios usuários, se encontram em uma nova aba, o Marketplace do Facebook.
Como o nome mesmo diz, o mercado do Facebook, foi lançado com o propósito de limpar a timeline dos usuários e organizar as ofertas, em um único lugar – focado totalmente na negociação e informações de venda.
Mas, e agora, tem como as marcas podem anunciar lá?
Sim, o sistema do Marketplace é uma das opções de locais de anúncio que o Facebook está liberando aos poucos. Após diversos testes de anúncios dentro de grupos, o Marketplace nasceu.
E de acordo com a rede social, a pessoa que está dentro do Marketplace, seja navegante ou pesquisa produtos e serviços, ela está propensa a de fato comprar algo da categoria que está visualizando.
Vamos a um exemplo: imagine que um usuário pesquisou um modelo de celular dentro do Marketplace – a ação já identificou que ele tem interesse em um produto específico. Você tem uma empresa que revende aparelhos, com valores atraentes no mercado e tem um anúncio ativo na rede social.
O Facebook logo entende que o seu anúncio é relevante para este usuário e apresenta seu anúncio posteriormente, além de um e-commerce ou negócio local relacionado com aquilo que foi visualizado, podendo gerar um resultado positivo.
E como será serão anúncios, eles já estão liberados?
O sistema do Marketplace já está disponível na nova atualização do aplicativo do Facebook, para todos os usuários mundialmente. Já o novo modelo de anúncio, ainda está sendo liberado aos poucos no Gerenciador de Anúncios, sem nenhum teor de prioridade.
De acordo com o consultor de marketing, Jon Lommer, que está testando o novo formato de anúncio, para utilizar o novo anúncio, é necessário criar um anúncio com objetivo de conversão e ter o botão “compre agora”, ativo na página. Em seguida na criação do anúncio, quando for colocar o posicionamento em que o seu anúncio será veiculado, a opção: Marketplace, estará disponível.
Quando selecionado, o Marketplace só pode ser ativo se tiver junto o anúncio para o feed de notícias. Por enquanto, você não pode exibir anúncios apenas para o Marketplace.
As opções criativas de anúncios são uma única imagem ou um carrossel – os vídeos ainda não são elegíveis. As especificações são as mesmas de um anúncio para o feed de notícias:
Imagem simples: 1.200 x 628 pixels recomendados;
Carrossel: 600 x 600 pixels recomendados;
Neste momento, você não pode fazer o upload exclusivo de criativos para o Marketplace.
Então, vou atingir um novo público?
Calma, calma, calma…
Nada muda, você continuará atingindo a mesma audiência, só que em um novo local. Agora, propicia a adquirir ou seu produtos ou entrar em seu site para conhecer o produto a fundo.
Lembrando que, não importa muito se você alcança alguém dentro do feed de notícias, Instagram ou Marketplace. Sempre será a mesma pessoa, em um lugar diferente. Mas, o contexto, a concorrência e os custos poderá te trazer bons resultados.