Você sabia que custa muito mais caro para o seu hotel atrair novos hóspedes do que fidelizar os atuais?
Além disso, manter um relacionamento próximo e de qualidade com os hóspedes permite obter feedbacks valiosos para melhorar os serviços e, inclusive, conseguir aumentar a frequência de reservas para incrementar o faturamento.
Quer saber como usar o marketing digital a favor do relacionamento para o seu hotel? Não deixe de ler o nosso novo post!
Por que o relacionamento importa
Falamos logo no início do texto que fidelizar os hóspedes atuais é muito mais barato para o seu hotel. Isso acontece porque clientes satisfeitos voltam mais vezes e ainda recomendam os seus serviços para amigos e conhecidos.
Em outras palavras, os esforços e investimentos feitos para deixar um hóspede satisfeito são muito menores do que aqueles necessários para impactar milhares de pessoas e convencer algumas delas a fazerem uma reserva.
Outra grande vantagem do marketing de relacionamento é que ele permite educar hóspedes atuais e potenciais a enxergarem desejos e necessidades eminentes.
Quando o seu hotel vira o canal para ajudá-los nesse sentido, as chances deles irem até vocês naturalmente é muito maior do que com as ações de marketing tradicional.
Como o marketing ajuda no relacionamento
Uma coisa é fato: tentar forçar propagandas e peças publicitárias na mente das pessoas deixou de ser uma estratégia efetiva há muito tempo.
O consumidor está muito mais exigente e quer se relacionar com empresas que realmente os ajudem a resolver problemas e necessidades e ainda contem com valores similares a eles.
Nesse cenário, o marketing digital é um grande aliado do seu hotel não apenas para manter uma proximidade com os hóspedes, como também para gerar conteúdos relevantes e que tragam o valor tão desejado por eles.
A seguir, vamos listar algumas ferramentas poderosas para você aproximar o relacionamento e fidelizar os hóspedes do seu hotel:
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de relacionamento com hóspedes atuais e potenciais. Com ele, é possível segmentar os clientes e grupos e manter uma comunicação frequente e com informações valiosas para educar e atrair mais clientes.
Para ser efetiva, no entanto, a sua estratégia de e-mail marketing precisa estar baseada em conhecimento profundo do perfil de hóspedes que o seu hotel deseja atrair e ainda agrupar essas pessoas por interesses similares.
Outro ponto importante é sempre produzir conteúdo exclusivo e relevante para ajudar as pessoas a sanarem dúvidas e enxergar os benefícios de se hospedarem com vocês.
Mídias sociais
Nada melhor para manter um diálogo constante e aberto do que utilizar as redes sociais. Com canais como Facebook e Instagram, o seu hotel tem a oportunidade de mostrar os diferenciais e manter as pessoas atualizadas sobre as novidades.
Além disso, as mídias sociais são uma excelente ferramenta para escutar e analisar o feedback dos hóspedes, além de monitorar o que a concorrência anda fazendo.
Esses dados são valiosos para melhorar cada vez mais os serviços e, consequentemente, aumentar o nível de satisfação dos clientes.
Blogs e sites
O seu hotel tem um site constantemente atualizado e um blog em que apresenta conteúdos atrativos para os hóspedes? Se ainda não, já passou da hora de apostar nessas ferramentas para atrair mais clientes e fidelizar os atuais!
Tanto o blog quanto o site são excelentes ferramentas para gerar mais valor e educar potenciais hóspedes a respeito do que vocês podem oferecer.
Vocês podem, por exemplo, apresentar dicas para passar as férias com as crianças, falar sobre pacotes de lua-de-mel ou, até mesmo, ensinar a montar uma mala prática e com todo o necessário para passar um longo período fora de casa.
O importante é pensar em maneiras de manter os hóspedes por perto e atrair potenciais clientes por meio de conteúdos que realmente façam a diferença.
Não esqueça que o contato pessoal e uma equipe cordial e bem treinada também fazem toda a diferença para aumentar os níveis de satisfação e fidelizar os hóspedes!