As empresas não pagam anúncios apenas para serem vistas pelo público. Elas têm um objetivo claro: vender! O Marketing de Performance é um conceito que pode ajudá-las a otimizar seus investimentos e atingir sua meta.
E você, já conhece o conceito de Marketing de Performance? Sabe como ele pode ajudar sua empresa a obter o melhor retorno possível dos investimentos feitos em publicidade digital?
Então, não perca este post! Vamos explicar quais são os objetivos de cada tipo de campanha e onde elas se encaixam na sua estratégia. Confira!
O que é Marketing de Performance?
Para entender o que é Marketing de Performance, vamos pensar um pouquinho na forma como a propaganda é feita tradicionalmente.
Você se lembra que, até pouco tempo atrás, as empresas não tinham tantas opções de anúncios. Elas pagavam por um comercial na TV, propagandas em revistas, jornais e rádio ou outdoors. O custo era astronômico!
O fato é que, mesmo que as empresas pagassem (e ainda paguem) por esse tipo de anúncio, ele nem sempre chega ao público-alvo. Basta pensar em quantas vezes você sai da sala durante um comercial de TV ou, mesmo sentado no sofá, fica zapeando por outros canais.
Portanto, nesses veículos, o anunciante não tem nenhum controle sobre a propaganda que o consumidor realmente viu. Assim, ele pode nem ter aberto a revista, pulado aquele caderno do jornal ou ter ido estourar uma pipoca durante o comercial.
No entanto, nos canais digitais essa limitação é bem menor. Embora não seja possível saber se a pessoa prestou atenção em um banner visualizado, algumas ações do usuário indicam engajamento e interesse.
É possível saber, por exemplo, quantas pessoas assistiram a um anúncio inteiro na abertura de um vídeo no YouTube. Também existe um controle preciso de quantos usuários clicaram em um banner, em um botão com a mensagem “saiba mais” ou até mesmo preencheram um cadastro.
Justamente nesse ponto, nós chegamos ao conceito de Marketing de Performance. Trata-se de uma estratégia que utiliza a análise de dados para identificar as ações que geram um retorno maior.
Quem utiliza o Marketing de Performance recorre a métricas que indicam o desempenho de seus anúncios. Além disso, ele permite definir o objetivo de cada peça de acordo com a estratégia da empresa e que o pagamento também seja realizado conforme a ação esperada do lead.
Quais são os tipos de campanhas de Marketing de Performance?
Mesmo depois dessa introdução, pode ser que ainda você não entenda como aplicar o conceito de Marketing de Performance. Por isso, selecionamos os tipos de campanhas mais comuns. Confira:
1.Impressões
Esse é o tipo de campanha em que você paga para que os usuários apenas visualizem a sua propaganda. Geralmente, essa ação é indicada quando o objetivo é aumentar a consciência da marca.
Porém, embora as plataformas permitam ver quantas vezes o anúncio foi impresso (mostrado), não é possível identificar se as pessoas prestaram atenção no seu banner ou vídeo.
Portanto, a menos que a intenção seja realmente divulgar a marca, existem outras opções de campanhas de Marketing de Performance mais efetivas.
2.Cliques
As campanhas focadas na obtenção de cliques são bastante comuns e podem gerar um excelente resultado. Elas são indicadas especialmente para gerar tráfego para uma página. Assim, elas levam o consumidor para seu site, blog, loja virtual ou para uma landing page com uma oferta irresistível.
Também é possível avaliar o desempenho dos anúncios com maior precisão para melhorar a performance da peça. Assim, se o número de impressões é muito alto e a taxa de cliques é baixa, isso é um sinal de que talvez o criativo deva ser melhorado para chamar a atenção do usuário. Outra possibilidade é que as palavras-chave definidas para exibição não sejam as mais adequadas.
3. Engajamento
Existem campanhas feitas com o objetivo de engajar os usuários. Isso significa que o sucesso será medido a partir do nível de interação das pessoas com o conteúdo. Assim, o que conta é a quantidade de likes, comentários, compartilhamentos e cliques obtidos.
Esse tipo de ação é ideal para aquelas etapas da estratégia que preveem o relacionamento da marca com o público. Pode ser que, naquele momento, não ocorra uma venda diretamente. Porém, as pessoas estão solidificando sua confiança na empresa.
4. Geração de leads
Muitas campanhas de Marketing Digital têm como foco a geração de leads. Elas apresentam algum tipo de conteúdo e, em troca, a pessoa precisa preencher um cadastro. Dessa forma, o consumidor autoriza a marca a conversar com ele diretamente, principalmente através do e-mail.
Essa é uma estratégia de Marketing bastante comum e efetiva. Seus resultados são ainda melhores quando o negócio tem um funil de vendas bem definido e consegue identificar os conteúdos mais adequados para cada etapa da jornada do consumidor.
É importante destacar que cada empresa é única. Por isso, para ter uma estratégia eficaz de nutrição de leads e conversão em vendas, as ações desenhadas para o seu funil de vendas não devem apenas copiar o que outros fazem, mas ser desenhada de acordo com o comportamento do seu consumidor.
5. Venda
Enfim, temos as campanhas de Marketing de Performance focadas especificamente nas vendas. Elas exibem produtos ou serviços e geram novos clientes para as empresas. A utilização dessa estratégia depende bastante do tipo de negócio, já que nem todos os produtos ou serviços são comprados pela internet, pelo menos de forma tão direta.
Quais são as vantagens do Marketing de Performance?
Com o Marketing de Performance, a empresa consegue avaliar se cada anúncio está atingindo os objetivos propostos por meio de métricas. A partir delas, os profissionais farão testes e ajustes.
O objetivo das mudanças será chamar a atenção do consumidor, convencê-lo a clicar, a preencher um formulário ou a comprar, de acordo com o objetivo de cada campanha. Portanto, o Marketing de Performance sempre permite otimizar o investimento e tornar os anúncios mais certeiros.
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