A crescente tendência é que, através de sites e mídias sociais, os hóspedes tomem conhecimento de um hotel e o visitem. Mas, até encontrar seu hotel, um caminho virtual será percorrido e ter um site relevante colabora para sua reputação online e para que ele seja lembrado em meio a tantas outras opções.
Considere sua infraestrutura e o direcionamento para o qual seu hotel deve focar: viagens a negócios, eventos ou turismo. Feito isso, analise se você tem recebido os clientes que deseja. Em caso negativo, quais ações poderiam incentivar a vinda dos que geram mais retorno financeiro ao hotel e satisfação diante da hospedagem? Em caso positivo, entenda como intensificar o que já é realizado e tem dado retorno.
Ao definir o público alvo do seu hotel, você poderá criar ações direcionadas e também se comunicar da melhor forma com essas pessoas. É aí que a começa a nascer a relevância de sua comunicação e naturalmente de seu site.
A comunicação deve ser planejada para atingir este público. Aliás, você já considerou incluir SEO em sua estratégia de conteúdo? Desta maneira, os mecanismos de busca encontram seu site e o julgam de maneira mais relevante, através das palavras-chave. Saiba como fazê-lo, acessando este infográfico.
BINGO! O hóspede encontrou meu site. Mas, como torná-lo mais relevante para ele?
1) Quantidade e qualidade de fotos atraem a atenção dos hóspedes e servem como argumento de venda, reforçando a negociação.
2) Ter um motor de reservas eficiente em seu site reduz as etapas de fechamento, pois já fornece todas as condições do pacote, datas disponíveis e valores. Dessa forma, o visitante tem a autonomia de encontrar as informações organizadas e, eventualmente, concluir o processo de reserva.
3) Preocupe-se em incluir informações sobre o entorno do hotel, afinal, o hóspede se sentirá mais seguro ao saber que, a poucos minutos do estabelecimento, dispõe uma farmácia, um supermercado, uma agência bancária, entre outros serviços, além dos pontos turísticos da cidade.
4) Inclua avaliações de hóspedes em mídias sociais como TripAdvisor. Selecione as que evidenciem os pontos positivos para destacar em seu site, sem se esquecer de, na própria plataforma, responder os comentários negativos.
5) As formas de contato precisam ter destaque, pois nem sempre o hóspede esclarece todas as dúvidas apenas em seu site. Considere inserir um fale conosco, um chat e deixe visíveis os números de telefone e e-mail.
6) Se o hotel é voltado ao público familiar, o site deve mostrar os atrativos para crianças. Se o foco são os hóspedes de negócios, evidencie a flexibilidade de horários, refeições e facilidade de acesso. Já se ele for voltado a eventos, traga dados sobre capacidade de convidados/visitantes e, com a permissão dos organizadores, divulgue fotos de eventos anteriores para trazer uma noção mais clara do espaço e da estrutura disponível.
7) A comunicação visual e de conteúdo em seu site não precisa ser genérica: fale mais enfaticamente com o público que é mais rentável para você. Você não precisa menosprezar os outros públicos, mas deixe que o público-alvo crie uma identificação com seu site.
8) Divulgação com antecedência da programação e preços dos pacotes, com os atrativos para as datas especiais.
9) Apresentar as formas de fidelização de hóspedes com condições especiais, de maneira que o visitante perceba vantagem em se tornar habitué.
É hora de mensurar!
A relevância só será comprovada através de acompanhamento. Métricas fornecidas pelo Google Analytics auxiliam a entender qual caminho seu hóspede percorreu em seu site ou quanto tempo eles permaneceram navegando. Sabe-se que acessos que têm duração média de 10 a 20 segundos, por exemplo, representam a rejeição do usuário à página, seja devido ao conteúdo, à tecnologia ou ao layout, por isso é importante estar atento às estatísticas de acesso.
Esses são os passos fundamentais para que seu site comece a ser relevante e gerar o interesse do visitante pelo seu hotel. Investir em seu site e no marketing hoteleiro é investir em seu hotel. Pense nisso.