A qualidade dos resultados de qualquer estratégia de marketing depende diretamente de um plano de marketing digital. Ele deve ser bem estruturado, e baseado em análises e estudos.
Portanto, essa é uma atividade que necessita da atuação de profissionais especializados para desenvolver um trabalho direcionado. O foco do trabalho deve ser reforçar a presença digital da sua empresa.
Deste modo, através do plano de marketing digital, é possível explorar adequadamente todas as ferramentas e recursos disponíveis. Assim, as ações são otimizadas de acordo com os objetivos. Isso deve levar em conta o tipo de negócio e o segmento em que atua.
Além disso, um bom plano de marketing digital é necessário para que você possa reconhecer seu público, entregando conteúdo personalizado e relevante.
Isso faz com que sua audiência seja mais qualificada, aumentando as chances de conversão dos leads.
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O que é um plano de marketing digital?
O plano de marketing digital é o documento que reúne as análises de mercado, os pontos fortes e fracos do negócio e os objetivos da empresa para melhorar seu posicionamento e estabelecer uma presença digital mais forte.
No plano de marketing também são apresentadas as melhores estratégias e elaboradas ações de acordo com as plataformas e ferramentas disponíveis, pensando no perfil do público-alvo.
Além disso, um plano de marketing digital precisa ser direto e objetivo. Isso permite otimizar a execução e auxiliar na gestão de marketing da empresa.
Deste modo, quando elaborado da maneira correta, esse documento traz diversos benefícios, como por exemplo:
- criar um panorama que permita identificar a posição competitiva da empresa no mercado;
- traçar objetivos e metas por períodos determinados;
- conhecer melhor o público-alvo e entender como atingi-lo;
- apresentar e justificar os investimentos em marketing;
- produzir relatórios de desempenho através do mapeamento das ações;
- concentrar as informações para organizar e facilitar a comunicação da equipe;
- definir quais as ferramentas mais adequadas para cada ação (redes sociais, blog, e-mail marketing);
- escolher parâmetros e métricas de análise dos resultados.
Prioridades no plano de marketing digital: planejamento
Dependendo do porte da empresa – pequeno, médio ou grande – e do tempo de atuação no mercado, as prioridades do plano de marketing digital podem variar.
Por isso mesmo ele é tão necessário, uma vez que as variáveis podem interferir de forma significativa nos resultados.
Empresas novas ou com pouco tempo de atuação
Os novos negócios ou mesmo aqueles que já existem e iniciaram há menos de um ano precisam investir em estratégias de marketing digital para construir sua marca e criar uma presença forte na internet.
Afinal, já não é possível no mundo atual aceitar que uma empresa não possua um site ou esteja presente nas redes sociais. Mas não em todas ou em qualquer rede social. É preciso conhecer o seu público para saber onde ele está e assim estabelecer um meio de comunicação com ele.
Por isso, o plano de marketing para novas empresas deve priorizar a análise do público-alvo, para definir suas personas e saber quais as soluções devem ser entregues.
O branding também é fundamental para negócios que ainda não estão consolidados.
Empresas com mais tempo de mercado
Depois de alguns anos de atuação, uma empresa já possui experiência e sabe identificar seus pontos fortes e fracos, assim como as necessidades que vão surgindo ao longo do tempo.
Nesse caso, a prioridade do planejamento deve ser revisar as ações e observar o lugar de importância que a empresa ocupa atualmente no mercado em relação aos concorrentes.
A partir daí deve definir objetivos para engajar mais o público, melhorar o posicionamento e aumentar a receita.
Empresas de pequeno, médio e grande porte
As prioridades do plano de marketing digital podem variar bastante de acordo com o tamanho da empresa.
Pequenos negócios devem focar em mostrar seu produto ou serviço de forma mais direta e planejar ações de marketing locais. Nesse caso, as redes sociais podem ser a ferramenta mais útil de aproximação com o cliente.
Já as empresas de médio e grande porte precisam do plano de marketing para estreitar o relacionamento com o cliente e estabelecer uma relação de confiança com o público.
Seja com produtos ou serviços, negócios maiores tendem a alcançar um público maior, e por isso a qualificação dos leads deve ser priorizada.
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